logotipo unifev
Os alunos e professores debatem assuntos de O Mercador de Veneza

Alunos e professores debatem temáticas jurídicas abordadas em filme

Thiago Escremin


Os graduandos em Direito do Centro Universitário de Votuporanga participam, no próximo sábado, 17 de outubro, de uma “Manhã jusfilosófica”, na Cidade Universitária. A partir das 8h, eles assistem ao longa-metragem “O mercador de Veneza” e, logo em seguida, iniciam de um debate – tendo como mediador o Prof. André Luís Herrera - sobre os temas jurídicos tratados no filme.


“A nossa meta é discutir assuntos relacionados à profissão que levam à formação humanista de nossos alunos”, afirma o coordenador de Direito, Prof. M.Sc. Walter Francisco Sampaio Filho.


A “Manhã jusfilosófica” se estende até as 12h. Os graduandos interessados em participar devem fazer suas inscrições (isentas de taxa) no Núcleo de Práticas Jurídicas da Cidade Universitária, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

 

O filme

“O mercador de Veneza”, do diretor Michael Radford, é baseado na obra homônima de William Shakespeare. No século XVI, Bassanio (Joseph Fiennes) pede a Antonio (Jeremy Irons) um empréstimo para cortejar Portia (Lynn Collins). Antonio é rico, mas todo seu dinheiro está comprometido em empreendimentos no exterior. Assim, ele recorre ao judeu Shylock (Al Pacino), que vinha esperando uma oportunidade para se vingar dele.


O agiota impõe uma única condição: se o empréstimo não for pago em três meses, Antonio terá de dar um pedaço de sua própria carne. A notícia de que seus navios naufragaram deixa Antonio em uma situação complicada, com o caso sendo levado à corte para que se defina se a condição será mesmo executada.

 

--
Artefato Jornalismo
artefato.jornalismo@gmail.com
Telefone: (17) 3405 9999 | ramais 849 e 853
Estagiário: Thiago Escremin
Supervisão: Profª. Silvia Stipp

Unifev - Centro Universitário de Votuporanga
15/10/2009 - 13h03min