
Votuporanga, quarta-feira, 23 de maio de 2012
Foi realizado no dia 22 de novembro, pela UNIFEV – Centro Universitário de Votuporanga, o VII UNIC - Congresso de Iniciação Científica da UNIFEV. No total, foram 176 trabalhos apresentados nas salas do Bloco 5 do Câmpus Centro (oral) e nas quadras poliesportivas (pôster).
Todos os cursos tiveram a oportunidade de participar, assim distribuídos: 3 do curso de Administração; 4 do curso de Arquitetura e Urbanismo; 10 do curso de Biomedicina; 18 do curso de Ciências Biológicas; 12 do curso de Educação Física; 13 do curso de Enfermagem; 31 do curso de Farmácia; 39 do curso de Fisioterapia; 1 do curso de Geografia; 1 do curso de Gestão Comercial; 8 do curso de Gestão de Recursos Humanos; 12 do curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo; 2 do curso de Matemática; 20 do curso de Psicologia; 1 do curso de Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda; 25 do curso de Química; 1 do curso de Serviço Social.
O principal objetivo do congresso é identificar talentos e estimular a produção de conteúdos científicos com potencial para a transformação da realidade, por meio do exercício da criatividade e do conhecimento adquirido.
Ele apoia o desenvolvimento intelectual contínuo dos alunos do Ensino Superior, incentivando a pesquisa, a arte e a cultura e facilitando o contato com o que há de novo no mercado, ao mesmo tempo em que promove visibilidade e valor aos trabalhos apresentados.
De acordo com a presidente da Comissão Organizadora do VII UNIC, Profª Dra. Vera Fugita, "para os professores-pesquisadores e para as próprias Instituições de Ensino Superior, o Congresso é um estímulo ao engajamento dos estudantes de graduação no processo de investigação científica, contribuindo para a formação de profissionais altamente qualificados".
II Congresso de Professores e Pesquisadores
Na mesma data foi realizado o II Congresso de Professores Pesquisadores, também no Câmpus Centro, e contou com a apresentação de 12 trabalhos entre 21 professores e pesquisadores.
O evento representa um espaço de debate, discussão e apresentação de experiências adquiridas por meio de monografias, dissertações e teses defendidas ou em desenvolvimento nos últimos anos, inaugurando um novo contexto da pesquisa na UNIFEV.
|
TÍTULO |
AUTOR (ES) |
|
Envelhecimento e as Universidades Abertas à Terceira Idade (Uniati): algumas reflexões |
OLIVEIRA, Josiani Julião Alves SOARES, Nanci
|
|
Elaboração de jogos na formação inicial de professores: ferramenta para a formação pedagógica a específica integradas |
CALEFI, Paulo Sérgio (Unifran)
|
|
Análise da qualidade físico-química de leite materno proveniente do banco de leite humano do município de Votuporanga-SP |
SILVA, Eliani Rodrigues FONSECA, Beatriz Bernardo OLIVEIRA, Rosiele Alves
|
|
Comportamento da mecânica respiratória em pacientes sob ventilação mecânica invasiva, submetidos a tratamento fisioterapêutico respiratório para desobstrução broncopulmonar
|
MARTINS, Ricardo Ap. Lúcio DE PAULA, Ana Claudia Bensuaski
|
|
Que poder cabe a mim? O léxico da Revista Veja nas eleições de 2002 e de 2006
|
GARCIA, Edson Roberto Bogas |
|
Benefícios imediatos da manipulação osteopática cervical, referente ao exame neurológico em graduandos de fisioterapia, período integral, que utilizam carteiras de braço único.
|
FERNANDES, Lourdes Patrícia |
|
Estudo do uso de recursos tecnológicos de ensino no curso de farmácia em um centro universitário do Noroeste Paulista.
|
FONTANA, Eloni Aparecida RODRIGUES, Roberto Aparecido.
|
|
Interatividade na TV Digital Universitária: Programa Debate Livre
|
STIPP, Silvia Brandão Cuenca GONÇALVES, Carlos Fernando
|
|
Diagnóstico de sobrepeso e obesidade em escolares no município de Votuporanga
|
SANTOS JUNIOR, Valter Mariano dos SOUZA, Caciane Dalemolle de
|
|
Reflexões sobre a prática escolar aplicada ao aluno portador de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (Tdah)
|
INDALÉCIO, Anderson Bençal |
|
Acidentes ocupacionais por exposição a material biológico com enfoque ao HIV ocorridos no município de Votuporanga, período de 2001 A 2005
|
DIAS, Maria Aparecida do Carmo |
|
O currículo do estado de São Paulo: a Educação Física e suas contribuições
|
VERONEZI, Denise Ferraz Lima Veronezi VIEIRA JÚNIOR, José Augusto Honorato |
--
Artefato Jornalismo
Telefone: (17) 3405 9999 | Ramal: 849
Estagiária: Aline Ruiz
Supervisão: Profª. M.Sc. Silvia Stipp
Unifev - Centro Universitário de Votuporanga
24/11/2011 - 12h10min