logotipo unifev
Laboratório Didático-Pedagógico recebe alunos de Cemei

Projeto da Unifev une atividades lúdicas ao processo de aprendizagem no ensino infantil

Estações do ano são temáticas de extensivo que visa à melhora da interação entre as crianças

Thiago Escremin


 

O curso de Pedagogia da Unifev realiza a segunda edição de “Sala de Aplicação: Quatro Estações”, promovido para crianças de quatro a cinco anos, alunas de creches do município. As aulas, ministradas pela Profª. Esp. Heliana Cristina Soave, pelo Prof. Dr. Valdomiro Malta Ribeiro e pela Profª. Maria Tereza Rodrigues Braga, acontecem no Laboratório Didático-Pedagógico do Campus Centro. O projeto é feito em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo e é destinado a graduandos de todos os períodos de Pedagogia.


A abertura do curso de extensão aconteceu no dia 9 de setembro, às 14h, no próprio Laboratório, com a presença de quinze alunos do Cemei “Amélia Lucinda de Jesus”, do bairro Pró-Povo. Segundo a Profª. Gisele Boracini, “a iniciativa contribuirá, efetivamente, para o desenvolvimento das crianças”. A segunda turma será conhecida no dia 11.


O objetivo do curso de extensão é oferecer, aos estudantes da graduação, uma abordagem mais ampla dos conteúdos aprendidos em sala de aula. “Vamos possibilitar aos graduandos a relação/integração com a prática pedagógica real, capacitando-os para a docência na educação infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental”, assegura a coordenadora de Pedagogia, Profª. Dra. Dione Maribel Lissoni Figueiredo.


Quanto às crianças atendidas pelas entidades municipais de ensino, “Sala de Aplicação” busca abranger os horizontes de conhecimento - por meio de atividades lúdicas - e oportunizar uma vivência prazerosa no processo de aprendizagem.


As dinâmicas são baseadas em brincadeiras e nas estações do ano. Na primavera, envolvem fantoches, pintura e representações. No verão, os participantes brincam com trava-línguas, adivinhações e mímicas. O outono caracteriza-se pela dramatização de histórias infantis. E, por último, no inverno, as crianças são estimuladas em exercícios de musicalização, dança e coreografia.


O projeto “Sala de Aplicação” acontece às quartas e às sextas-feiras, das 13h30 às 16h e se estende até o mês de dezembro.

 

Artefato Jornalismo
artefato.jornalismo@gmail.com
Telefone: (17) 3405 9999 | ramais 849 e 853
Estagiários: Thiago Escremin e Victor Grieger
Supervisão: Profª. Silvia Stipp

Unifev - Centro Universitário de Votuporanga
09/09/2009 - 17h04min