18 Mai 2017
DEBATE

Curso de Pedagogia da UNIFEV abre discussão sobre os professores do futuro em Semana Acadêmica

Evento, realizado em parceria com o PARFOR, teve o objetivo de promover uma reflexão sobre temas recorrentes que envolvem a prática pedagógica

O curso de Pedagogia e o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) da UNIFEV realizaram, entre os dias 16 e 18 de maio, a sua VI Semana Pedagógica. O evento teve o objetivo de promover entre os estudantes da graduação a integração política e cultural, por meio da construção de espaços de debates e vivências para a difusão, o estudo e a reflexão sobre as formas de atuação do pedagogo.

No dia 17 (terça-feira), os universitários participaram de uma mesa redonda sobre "O professor do futuro - Refletindo sobre as habilidades e competências no ensino da sala de aula".

Para a diretora de escola estadual e professora universitária Elimeire Alves de Oliveira, deve haver uma reflexão desses futuros profissionais, pois um docente tem que ter em mente que a sociedade está em constante evolução, sendo necessário acompanhar tudo isso. "É uma profissão que requer uma atualização constante, visto que estamos trabalhando com a formação de seres humanos. Muito mais que prepará-los para o mercado de trabalho, estamos formando-os para o exercício da cidadania".

O Prof. Dr. Edilson Moreira de Oliveira, docente assistente na Universidade Estadual Paulista (Unesp) do campus de São José do Rio Preto e coautor do livro "A mediação dialética na educação escolar: teoria e prática" falou um pouco sobre uma nova modalidade de ensino em sala de aula que envolve tanto o ensinar, quanto o aprender.
"Nós entendemos que é uma metodologia completa que não faz a clássica separação entre didática que tem como objeto o ensino e a psicologia que foca na aprendizagem. Permitindo assim, pelos seus pressupostos teóricos que essa dualidade seja superada".

Isabela Jardinetti
Mtb 69093/SP