26 Out 2018
ENCONTRO

Simpósio promove discussão sobre atualizações na área da Educação

Alunos e profissionais trabalharam pontos importantes das mudanças sofridas pela LDB e as possíveis consequências em sala de aula

A UNIFEV promoveu, na noite da última quarta-feira (dia 24), a 2ª edição do Simpósio Dilemas da Educação. O evento foi realizado no auditório do Campus Centro, por meio de uma parceria entre os cursos de Educação Física, Letras, Pedagogia e Psicologia. Participaram profissionais da Educação e alunos dos cursos de licenciatura da Instituição.

O tema escolhido para este ano foi Currículo, Habilidade Socioemocional e Imagem do Professor, oportunidade em que os profissionais trabalharam pontos importantes das mudanças sofridas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o preparo psicológico e o papel do professor na sala de aula.

Os convidados da noite foram os coordenadores das graduações em Educação Física e Psicologia do Centro Universitário de Votuporanga, Prof. Me. Valter Brighetti e Profa. Ma. Raquel Sartori, respectivamente, além da Profa. Ma. Michele Bizzio, docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - campus Birigui.

Durante sua explanação, Michele expôs aos presentes um panorama das mudanças que serão encontradas pelos futuros profissionais no mercado, como as alterações nas disciplinas obrigatórias, carga horária e formação específica, entre outras.

"O novo Ensino Médio, assunto muito comentado recentemente, é marcado por alterações na LDB. Vamos ter reformas profundas na estrutura do Ensino atual e, consequentemente, no currículo. A previsão é que as primeiras turmas a adotarem o novo modelo sejam as que ingressaram em 2018. Por isso, é necessários que nós, profissionais e universitários, estejamos a par das mudanças", disse.

A docente do curso de Letras da UNIFEV Profa. Ma. Karina de Oliveira, esclareceu que o Simpósio tem o objetivo de trazer questões contemporâneas da Educação, mantendo assim, os universitários atualizados às necessidades do mercado.

Maíra Santoro Petruz
MTB 80207/SP