INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO

Orientações sobre o Instrumento de Monitoramento/ Acompanhamento da aprendizagem.

Professor (a), o instrumento elaborado para monitoramento/ acompanhamento da aprendizagem da Educação Infantil é uma estratégia para o processo educativo, propondo o acompanhamento da aprendizagem como ferramenta de gestão para o aprimoramento do ensino.
Bloom (2008) define monitoramento e avaliação como processos de coleta e análise de dados que fornecem aos gestores importantes informações sobre a implementação de um programa.
A avaliação é utilizada para mensurar o alcance de metas e resultados e o monitoramento é o acompanhamento diário do progresso da aprendizagem, em que os dados são coletados regularmente, de modo a verificar se o planejamento proposto inicialmente está se desenvolvendo com proficiência.
O instrumento é composto pelos seguintes:

  1. O eu, o outro e o nós;
  2. Corpo, gestos e movimentos;
  3. Traços, sons, cores e formas;
  4. Escuta, fala, pensamento e imaginação; e
  5. Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

Dentro dos Campos, há objetivos de aprendizagem divididos em três grupos etários (bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas). Os Campos de Experiência e os objetivos não têm caráter de currículo, mas servem para auxiliar o professor a planejar atividades com clareza do que deve ser desenvolvido. Eles preconizam as experiências fundamentais para que as crianças se desenvolvam em cada fase.
Os Campos estão organizados de forma a apoiar os professores no planejamento de sua prática intencional. Portanto, as habilidades propostas guiarão a prática e serão referenciais para o desenvolvimento integral dos alunos.
Faz-se necessário o monitoramento constante da prática para a verificação do desenvolvimento dessas habilidades.
As habilidades serão desenvolvidas por meio de um processo diário de diálogo entre a teoria e a prática, portanto, sugerimos que os registros sejam realizados bimestralmente, pois o professor terá tempo para observação atenta da aprendizagem e poderá organizar-se em relação às evidências.
Tendo em vista que os alunos se desenvolvem em tempos diferentes, e que retomar e rever estratégias é um processo necessário ao campo das fragilidades e potencialidades, quando preenchido, nos cauciona e nos auxilia na busca de soluções para as possíveis mudanças de curso, quando necessário.
Os registros realizados neste campo atestam a escolha em relação aos campos “sempre, às vezes, raramente”.

O campo Evidências visa legitimar, por meio de registros das atividades dos alunos, a seleção das atividades e o diálogo com as habilidades da Base. Essas evidências devem ser postadas em caráter de amostragem. Nesse campo, atividades registradas por meio de fotos e vídeos poderão ser postadas.
O instrumento foi elaborado considerando as etapas de aprendizagem de cada aluno, individualmente, revelando o processo de aprendizagem.
O instrumento de monitoramento é apenas uma sugestão para o docente aprimorar a prática. Outros instrumentos de monitoramento também são importantes, como portfólios, caderno de bordo e outros.
O Campo Intervenções será preenchido após as evidências. É um momento de reflexão sobre as estratégias que foram exitosas ou não. Sinaliza mudanças de rumos e um novo planejamento.

Professor(a), o monitoramento é uma metodologia para fortalecer a prática. É um momento de reflexão individual e coletiva sobre o ensino e a aprendizagem dos nossos alunos. Sugerimos que o registro de sua observação seja de, pelo menos, três habilidades diferentes de cada Campo de Experiências por mês, para facilitar o foco nas habilidades.

Bom trabalho,
SEU.

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