Como abordar o cliente neste momento?

Neste momento, os consumidores, assim como as empresas, estão vivendo momentos de incertezas.

Com isso, estão receosos em comprar, buscando apenas o essencial para a “sobrevivência”.

De uma maneira simples e objetiva, queremos ajudar você, comerciante, a pensar em novas formas de abordar esse cliente, visto que é um momento de foco no relacionamento, pois as pessoas estão com as emoções à flor da pele.

ABORDAGEM INICIAL - EMPATIA

É um momento de trabalhar o “espírito de ajuda”, ou seja, contatar esse cliente e saber como ele está (demostrar preocupação e empatia - se colocar no lugar dele) e perguntar o que ele precisa e como você pode ajudá-lo.

Neste momento, às vezes a sua ajuda não será oferecendo o seu produto/serviço, mas, sim, com alguma orientação. Ao iniciar um bate-papo, você pode perguntar se pudesse comprar algum produto seu o que seria? (Exemplo: se você tem uma loja de roupas e o cliente citou que gostaria de comprar uma determinada calça). Saiba que ele será muito grato por isso.

Lembrando que esta abordagem deve ser personalizada, contato individual e não se deve utilizar linhas de transmissão de WhatsApp, por exemplo (a mesma mensagem para todos).

 

CONTEÚDO E RELACIONAMENTO

Em um segundo e até terceiro momento, você pode enviar imagens de pessoas usando esta calça ou que combinações ficam boas com ela, em que ocasiões pode ser usada.

 

OFERTAR

Após ter gerado esse relacionamento, é o momento de ofertar o produto na linha “lembra daquela calça que você se interessou? Ela está com um preço super especial“ ou, então, ofereça uma forma de pagamento diferenciada.

LISTA DE ESSENCIALIDADE

Se no momento o seu produto não é essencial para o cliente, a partir desse relacionamento ele poderá entender que é, pois se simplesmente você “bombardeá-lo”, a tendência é ele recusar mais ainda o produto. Por meio do conteúdo e do relacionamento, você poderá convencê-lo de que o produto é útil e não supérfluo para ser adquirido.

 

FOCO

Se o seu foco neste momento é fazer “caixa”, você pode reduzir essas etapas, mas cuidado para não esquecer da personalização, para não ser invasivo (se você nunca contatou o cliente, de repente começa a enviar fotos de produtos, divulgações sem nenhum contato inicial, isto é muito ruim!).

 

DIFERENCIAL

Acredite que neste momento em que a tecnologia nos auxilia tanto, o telefonema passou a ser um diferencial, pois a maioria das empresas envia mensagens via WhatsApp (e que bom se usam esta ferramenta), mas não ligam mais para o cliente.

O “ligar” demonstrará preocupação, importância e pode ter um efeito muito positivo, até pelo isolamento das pessoas, lhe aproximará do seu cliente.

 

LEMBRE-SE

Se todo esse esforço não gerar venda imediata, “será lembrado quem oferecer guarda-chuva na tempestade”.

 

 

Material produzido por Profa. Esp. Manoela S. Sanchez, docente dos cursos de Administração e de Publicidade e Propaganda da UNIFEV, e o setor de Comunicação e Marketing da UNIFEV.