Marketing em
tempos de crise

Falar sobre marketing pode, muitas vezes, parecer repetitivo, principalmente, quando se atua no setor comercial. Mas, você sabe o que ele é e como pode ajudar seu negócio em momentos de crise?

Aqui, vamos aprender um pouco sobre as estratégias e ferramentas que o marketing oferece e como elas podem alavancar o seu negócio e estabilizar as vendas em situações economicamente delicadas.

Vamos lá!

MARKETING DE RELACIONAMENTO

O marketing, de forma resumida, são os diversos processos realizados por uma empresa para atrair, converter e reter clientes. As etapas desse processo podem ser feitas online ou offline, todas com objetivo de criar relacionamento e, consequentemente, gerar vendas (lucro).

Em momentos de crise, como é o caso dos impactos da pandemia que enfrentamos na economia global, talvez surjam dúvidas quanto aos investimentos em marketing. Por isso, é importante lembrar que as estratégias executadas nesse período potencializarão a força da sua empresa, de modo que seus clientes possam contar com seus serviços agora e, quando tudo voltar à normalidade, os consumidores se lembrem da sua marca.

Existem diversos benefício que podem ser citados. Conheça alguns.

VANTAGENS DO MARKETING DE RELACIONAMENTO PARA O SEU NEGÓCIO

1. Afinidade

Um bom relacionamento gera vínculos fortes que fazem com que seu negócio seja o primeiro pensamento do clientes quando precisarem de um produto ou serviço que sua empresa ofereça.

2. Empatia

Coloque mais que as necessidades dos clientes em primeiro plano, pense, também, em suas expectativas. Isso pode fazer toda a diferença no relacionamento entre empresa/consumidor.

3. Confiança

O sentimento de confiança é fator essencial no marketing de relacionamento, pois esse sentimento cria vínculos fortes que possibilitam o processo de fidelização dos consumidores.

4. Agilidade

Apesar de todas as medidas realizadas diariamente, imprevistos sempre acontecem e podem ser desastrosos sem medidas rápidas de contenção. Resolva problemas rapidamente.

5. Facilidades

Proponha novos formatos de compras para cada cliente, com facilidades e oportunidades diferenciadas que o façam se sentir único e querido, presencialmente ou à distância.

6. Feedback

É importante lembrar que o relacionamento com o cliente precisa ser um diálogo, por isso, dê atenção ao feedback que ele oferece para o seu negócio, pois ele é o melhor indicativo de qualidade que você terá.

7. Promoções

Invista em promoções bem atrativas para conquistar a atenção de novos consumidores e, de bônus, agradar os clientes ¿da casa¿. Nessas horas, criatividade é a chave do sucesso.

8. Evangelização

Toda relação tem um objetivo, no marketing de relacionamento, além das vendas, é fidelizar o cliente até que ele se torne um legítimo defensor da marca.

9. Frequência

Invista em conversas frequentes, significativas e autênticas, que agreguem valor à vida do cliente, para manter o relacionamento sempre aquecido, de modo que ele seja cada vez mais fiel e recíproco.

10. Ajude

Partindo dos dados cadastrados no perfil, histórico de compras, hábitos e comportamentos de cada cliente será mais fácil compreender ¿as dores¿ dele e ajudá-lo quando for necessário.

11. Hora de agir

Depois de planejar, o time de vendas pode entrar em contato com cada cliente para apresentar novidades, descobrir possíveis necessidades e aproveitar para conhecer melhor cada um, de forma pessoal e sincera.

12. Hora certa

Independente do canal de comunicação e a ocasião escolhidos, o importante é se fazer presente presente, de forma conveniente, sem, necessariamente, abordar as vendas diretamente.

 

Material produzido por Profa. Me. Vanessa Zeitune, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da UNIFEV, e o setor de Comunicação e Marketing da UNIFEV.