FUNDAMENTOS EDUCACIONAIS

Este material didático é direcionado ao professor. Contém, além da proposta pedagógica, os objetivos, as habilidades e as sugestões de encaminhamento, com brincadeiras, leituras suplementares e links que orientam as atividades e complementam o material.

ESPECIFICAÇÕES PEDAGÓGICAS

O Sistema de Ensino Unifev, SEU, foi desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais da Unifev. É o resultado de um processo de pesquisas realizadas na Instituição sobre aprendizagem, tecnologias e inovação em educação.

Nossa filosofia, de viés sociointeracionista, enfatiza a educação infantil baseada em socialização e brincadeiras. Consideramos que tais ambientes estimulam na criança a compreensão de si mesma, dos outros, da comunidade e do mundo.

Para tanto, as atividades da apostila, os games do portal e os cadernos digitais promovem uma forte consciência da identidade de cada aluno e de seu papel no espaço familiar, escolar e social.

Na proposta do SEU, os objetivos são atingidos por meio do desenvolvimento de competências e não de conteúdos. A organização das situações de aprendizagem é baseada em interdisciplinaridade. Assim, os alunos evoluem naturalmente quanto à compreensão dos conceitos, de modo integrado e dialogal, assimilando, em situações cotidianas propostas na narrativa, os conceitos básicos da linguagem, da matemática, das ciências, das artes, da música e dos movimentos corporais.

Nosso compromisso é promover experiências capazes de apoiar e estender os talentos naturais de cada criança, tornando o conhecimento relevante para o aluno e, também, para a sociedade. Nesse sentido, enfatizamos os temas transversais, a cidadania e a ética, sendo esses os eixos condutores da narrativa.

Além de incentivar o avanço cognitivo, com o desenvolvimento das habilidades do pensamento, o material enfatiza habilidades afetivas, emocionais, sociais e psicomotoras.

Aborda os cinco campos de experiências propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC, BRASIL, 2017):

• O eu, o outro e o nós;
• Corpo, gestos e movimentos;
• Traços, sons, cores e formas;
• Oralidade e escrita;
• Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Cada um desses campos de experiência é explorado a partir de situações realistas vividas pelas personagens, em suas relações com a família, com os colegas e com a comunidade. Quanto ao aspecto temporal, as personagens que compõem o universo do material vão crescendo ao longo dos anos e expandindo suas relações no espaço, transitando da casa para a rua, para a escola, para a cidade, para o país e para o mundo.

Assim as personagens conhecem pessoas, lugares e culturas e se envolvem em situações cada vez mais complexas. Os episódios da narrativa são sequenciais, divertidos e desafiadores e, a partir deles, as competências vão sendo desenvolvidas.

Os assuntos visam à formação integral da criança, desenvolvendo competências e habilidades relacionadas ao autocuidado, à cidadania e à ética, à sustentabilidade ambiental, à saúde, ao respeito e à aceitação da diversidade, ao multiculturalismo, aos direitos humanos, às novas configurações familiares, entre outros.

Os campos de experiência que compõem a Base Nacional Comum Curricular e o SEU, Sistema de Ensino Unifev, são especificados e detalhados a seguir.

O EU, O OUTRO E O NÓS

Nós nos transformamos em nós mesmos através dos outros.

Vygotsky

A proposta desse campo de experiência é propiciar ao aluno condições para que se perceba e se desenvolva enquanto ser singular e social que interage nos diferentes contextos com outras pessoas, seja na família, na escola ou na sociedade. A partir da descoberta e compartilhamento de informações, ideias, valores e emoções, o aluno se torna capaz de identificar semelhanças e singularidades em relação à coletividade. Desse modo, por meio da identificação e da diferenciação, a criança desenvolve autoconhecimento e autonomia, aperfeiçoando a qualidade da relação com os outros, reconhecendo a interdependência das pessoas e o valor à diversidade.

CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

A interação social é a origem e o motor da aprendizagem.

Vygotsky

Neste campo de experiência, são propostas atividades e projetos lúdico-interativos que estimulam a exploração e consciência do corpo, a partir dos sentidos, gestos, ritmos e mímicas, movimentos e das diferentes expressões artísticas como música, dança, brincadeiras de faz de conta e teatro.

Assim, por meio das atividades corporais propostas no material e nos Cadernos de Ciranda, de Músicas e Parlendas e de Jogos, espera-se que a criança compreenda que, a partir do corpo, pode manifestar sentimentos, explorar o mundo, os espaços, brincar, produzir conhecimentos sobre si e sobre os outros. As brincadeiras de roda e parlendas permitem o contato com diversidade cultural. As atividades com imagens de situações de risco permitem à criança associar causa e consequência e diferenciar situações seguras e perigosas.

O material estimula, ainda, a compreensão da importância da alimentação saudável, por meio, por exemplo, do caderno “Comida Divertida” e das atividades físicas para a saúde.

TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

A essência do processo de aprendizagem significativa é que as ideias expressas simbolicamente são relacionadas às informações previamente adquiridas pelo aluno através de uma relação não arbitrária e substantiva (não literal).

Ausubel, Novak e Hanesian

Nesse campo, o material propicia experiências diversificadas para expressão e apreciação artística, cultural e científica, por meio da exploração de diferentes formas de linguagem (pintura, modelagem, colagem, fotografia, canções, teatro, dança, entre outras). Por meio da Galeria, no Portal, a criança pode conhecer obras importantes no campo da pintura, do desenho e da escultura. O material propõe, ainda, a recriação e a manipulação de diferentes técnicas, recursos gráficos, visuais e sonoros. A partir disso, as crianças podem criar suas próprias produções, exercendo protagonismo e fruindo o prazer de criar e imaginar.

Ouvindo as músicas do Portal, a criança desenvolve sensibilidade auditiva, senso estético e explora, além dos movimentos e do ritmo, a melodia e a harmonia como um processo contínuo de criação que envolve o perceber, o sentir, o experimentar, o imitar, o produzir e o refletir. Essas experiências, em conjunto, contribuem para aspectos cognitivos, expressivos, criativos e atitudinais.

ORALIDADE E ESCRITA

A linguagem é essencial para o pensamento.

Vygotsky

Esse campo de experiência constitui um dos pilares da Educação Infantil. Nessa etapa, espera-se que as crianças ampliem e aprimorem suas habilidades de expressão, compreensão, interpretação e vocabulário, por meio de situações diversas em que possam falar e ouvir. Experiências relacionadas a esse campo são propiciadas por perguntas e questionamentos, indicados pelo ícone “Conte pra gente” e em atividades de entrevistas, brincadeiras e jogos em grupo, que envolvem intenso diálogo.

A aquisição da linguagem favorece, também, a expressão de opiniões e de sentimentos, organização de pensamento e planejamento de ações. Busca-se, ainda, mediar a inserção da criança no mundo da leitura e da escrita, enfatizando os multiletramentos a partir da disponibilização de textos com suporte em várias mídias como escrita, sonora e imagética. Assim sendo, o material disponibiliza jogos online no Portal, links para vídeos e filmes e cadernos digitais como o Caderno de Histórias, Caderno de Fábulas, Caderno de Poesias, Caderno de Músicas e Parlendas, Caderno Fábrica de Brinquedos, Caderno Oficina de Feltro, Caderno Comida Divertida, Revista A Língua de Lila, Caderno Pinte e Cole, Caderno de Cirandas, Caderno de Cenários, Caderno de Jogos (brincadeiras de pátio), entre outros.

Tal variedade propicia a familiaridade com diferentes gêneros textuais, estimula o prazer pela leitura, a imaginação e favorece a aquisição de conhecimento sobre o mundo.

O acesso da criança a textos escritos permite que ela diferencie ilustrações e escrita, construa hipóteses sobre esta e, progressivamente, conheça letras e escreva espontaneamente.

ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

A partir desse campo de experiência, admite-se a criança inserida em um mundo constituído de fenômenos naturais, sociais e culturais, num dado espaço e tempo. Assim, nas atividades, são exploradas a curiosidade própria da criança sobre esses fenômenos, ampliando os conhecimentos do mundo físico e sociocultural.

Em relação ao mundo físico, estimula-se a criança a se situar em diversos espaços (rua, bairro, cidade, regiões, países) e tempos (hoje, ontem e amanhã, dia e noite, dias da semana).

Além disso, busca-se despertar o interesse dos alunos por toda espécie de vida e, assim, ampliar o conhecimento sobre seu próprio corpo, animais, plantas, transformações da natureza, preservação ambiental, entre outros.

Sobre o mundo sociocultural, o material explora configurações familiares, relações sociais e de parentesco, como as pessoas de diferentes culturas vivem, suas tradições e hábitos, as diferentes profissões, entre outros.

Sobre as noções matemáticas (formas geométricas, numerais cardinais e ordinais, contagem, ordenação, relações entre quantidades, dimensões, medidas, pesos, comprimentos), busca-se, por meio de atividades interativas e lúdicas, a percepção dos conceitos matemáticos presentes nas experiências de mundo, de modo a incorporá-los no seu cotidiano. O ícone “problematizando” sinaliza atividades que requerem raciocínio lógico e senso crítico para solucionar questões.

Essas propostas, em conjunto, permitem ao aluno desenvolver suas potencialidades individuais, ampliando a capacidade de explorar, observar, manipular, levantar hipóteses, pesquisar em fontes de informações, conhecer seu ambiente físico e social, seu próprio corpo e saúde. Isso pode favorecer as relações da criança consigo mesma, com seu núcleo familiar e com a sociedade. Uma formação nesses moldes prepara a criança para o aprendizado permanente, possibilitando que ela atue, no futuro, sobre os contextos local e global de modo saudável, relevante e criativo.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Endereço Eletrônico <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf> . Acesso em junho de 2018.
COLL, C. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre. Artmed Sul, 2002.
______; et al. O Construtivismo na sala de aula. São Paulo. Ática, 2009.
DELORS, J. (org.). Educação um tesouro a descobrir – Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
EDWARDS, C; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emília na educação da primeira infância. São Paulo: Penso, 2015.
FERREIRO, E; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: ArtMed, 1999.
KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed. 2002.
LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1998.
MOLL, Luis C. Vygotsky e a educação: implicações pedagógicas da psicologia sócio-histórica. Tradução de Fani A. Tesseler. Porto Alegre, Artes Médicas, 1996.
NÚCLEO CIÊNCIA PELA INFÂNCIA. O impacto do desenvolvimento na primeira infância sobre a aprendizagem, 2011. Endereço eletrônico <https://www.insper.edu.br/wp-content/uploads/2013/08/impacto_desenvolvimento_primeira_inf%C3%A2ncia_aprendizagem_NCPI.pdf>. Acesso em julho de 2018.
OLIVEIRA, A. R. (Org.) O trabalho do professor na educação infantil. Editora Biruta. 2.ed. São Paulo, 2016.
PORTUGAL. Ministério da Educação. Educação para a cidadania: linhas orientadoras. Endereço Eletrônico: <http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ECidadania/educacao_para_cidadania_linhas_orientadoras_nov2013.pdf> Acesso em março de 2018.
SEABRA, D. ABC dos Direitos Humanos. São Paulo: Cortez, 2013.
SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a Alfabetização como processo discursivo. Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2008.
SOARES, M. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2008.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. São Paulo: Penso, 1998.
TEBEROSKY, A; COLOMER, Teresa. Aprender a ler e a escrever – uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução de José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
______. Pensamento e linguagem. Tradução de Jéferson Luiz Camargo. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
ZABALZA, M. Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre. 1998.

FALE CONOSCO

Entre em contato para agendamentos,
dúvidas e mais informações.