Acesso ao Portal
HOME / BLOGS / Blog da Matemática

14/MAI/2015
Problema dos Quatro Quatros

No livro de Malba Tahan, Beremiz se depara com uma tenda intitulada "Os Quatro Quatros" e após esse encontro, Beremiz elabora uma teoria de que poderia criar qualquer número ( de 0 a 100 ) com quatro quatros.

Além de elaborar a teoria, Beremiz também faz sua validação de forma eficaz.

Segue um trecho do livro:

- Quer formar o zero? Basta escrever:

- Estão aí quatro quatros formando uma expressão que é igual a zero.

Para formar o número 1, segue a forma mais tranquila:
44 / 44

- Representa essa fração, o quociente da divisão de 44 por 44. E esse quociente é 1.

Quer ver agora, o número 2? Podem-se aproveitar facilmente os quatro quatros e escrever:
( 4 /4) + (4/4)

- A soma das duas frações é exatamente igual a 2.

O três é mais fácil. Basta escrever a expressão:
(4 + 4 + 4) / 4

- Repare que a soma 12, dividida por quatro, dá um quociente 3. Eis, portanto, o 3 formado por quatro quatros.

DESAFIO: Formar os números de 4 até 100 usando quatro quatros.

#Desafio
Quatro Quatros

07/MAI/2015
Dia Nacional da Matemática

No dia 06/05 é comemorado o Dia Nacional da Matemática. Essa data marca o nascimento de um figura muito importante para a história da matemática brasileira. Júlio Cesar de Mello e Souza nasceu no dia 06/05/1895 e teve grande importância para a matemática. Mais conhecido como seu pseudônimo Malba Tahan, o professor Júlio Cesar é o autor da famosa obra "O homem que calculava", um livro que conta a trajetória de um jovem árabe que passa por várias situações matemáticas provenientes da incrível criatividade de Malba Tahan.
O professor foi um dos responsáveis por trazer uma nova vertente para a matemática, uma matemática mais cognitiva, que visa a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade no ambiente matemático. Os livros assinados por Malba Tahan possuem um público incrivelmente vasto. Seus livros são referências em grandes universidades e ao mesmo tempo também estão na leitura de várias crianças. Todo o enredo, cenário, personagens e a criatividade presentes no livro se transformam em um convite para a matemática.

#Dia da Matemática
Malba Tahan

© Copyright 2024 - Todos dos Direitos Reservados. CAMPUS CENTRO | Rua Pernambuco, 4196 - Centro - CEP 15500-006 - Votuporanga/SP
CIDADE UNIVERSITÁRIA | Av. Nasser Marão, 3069 - Pq. Industrial I - CEP 15503-005 - Votuporanga/SP