Acesso ao Portal

Novas Aquisições - Medicina

16/MAI/2016
Dicionário Ilustrado Tupi Guarani

Você está precisando pesquisar a origem de palavras de origem indígena?
Você poderá encontrá-las no Dicionário Ilustrado Tupi Guarani. Além do significado das palavras, poderá acessar vídeos, mapas e os seguintes links:

Ministério do Meio Ambiente
Biblioteca Brasiliana
Biblioteca Digital Curt Nimuendajú
ELB - Enciclopédia das Línguas do Brasil
Museu do Índio

Boa pesquisa.

Acesso em: www.dicionariotupiguarani.com.br/dicionario/iguatemi/

13 de Maio - Dia da Abolição da Escravatura

Em 1888, assumindo o trono provisoriamente no lugar do pai, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, no dia 13 de maio. Possuindo apenas dois artigos, a lei previu a libertação dos escravos em território brasileiro e a revogação de qualquer lei que fosse contrária a essa medida.

Apesar de estabelecer um marco no fim da escravidão, a Lei Áurea não promoveu transformações radicais nos cerca de 750 mil escravos libertos em território brasileiro. Sem nenhum amparo governamental, os alforriados se dirigiram para as grandes cidades ou se mantiveram empregados nas suas propriedades de origem. De fato, ao invés de promover a integração do negro à sociedade, a libertação foi seguida pelo aprofundamento da marginalização das camadas populares no Brasil.

Fonte: brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-abolicao-escravatura.htm

Dicas de filmes - Enfermagem

Florence Nightingale, filme que retarata a vida pessoal e profissional da enfermeira britânica Florence Nightingale. O Filme foi produzido no ano de 1985 pelo diretor Daryl Duke, tendo como atores Jaclyn Smith, Claire Bloom, Timothy Dalton e grande elenco.

Ana Néri, filme que conta a história da primeira enfermeira brasileira que serviu na guerra do Paraguai voluntariamente. Ana chamou a atenção por seu trabalho como enfermeira por várias regiões por onde passou.Produzido em 2002 por Roberto Farias, com elenco composto por: Marília Pera, Lima Duarte, Antônio Grassi, Ângelo Antônio, Elias Gleise e Henrique Pagnoncellis.

12 de Maio - Dia Internacional da Enfermagem

Duas palavras do latim: "nutrix", que significa Mãe, e do verbo "nutrire", que tem como significados criar e nutrir; adaptadas ao inglês do século XIX, acabaram se transformando na palavra NURSE que, traduzida para o português, significa Enfermeira(o).

No século XVII, São Vicente de Paulo fundou o Instituto das Filhas da Caridade, se tornando assim o precursor da enfermagem moderna.

No século XIX, Florence Nightingale, entrou para a história reformulando totalmente a profissão de enfermagem.Nascida a 12 de maio de 1820, em Florença, Itália, era filha de ingleses. Em 9 de julho de 1860, fundou em Londres, Inglaterra, a primeira escola de enfermagem, funcionando junto ao Hospital St. Thomas.

No Brasil o padre Anchieta teve papel fundamental nessa atuação, uma vez que não se restringia apenas a catequizar, mas também cuidava e ajudava os enfermos. Na enfermagem brasileira do tempo do Império, se destaca também a figura de Ana Justina Ferreira Néri, que trabalhou como enfermeira voluntária na guerra do Paraguai e entrou para a história como ¿Mãe dos Brasileiros¿ por todos os cuidados oferecidos aos feridos de guerra.

Ana Néri e Florence Nightingale, romperam com os preconceitos da época em que viviam, onde a mulher deveria ser prisioneira do lar.

Nos dias atuais esse profissional é preparado para atuar em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa e gerencial.

Fontes:
www2.unifap.br/enfermagem/sobre-o-curso/historia-da-enfermagem/
raisdata.com/blog/12-de-maio-dia-internacional-da-enfermagem/

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47

© Copyright 2024 - Todos dos Direitos Reservados. CAMPUS CENTRO | Rua Pernambuco, 4196 - Centro - CEP 15500-006 - Votuporanga/SP
CIDADE UNIVERSITÁRIA | Av. Nasser Marão, 3069 - Pq. Industrial I - CEP 15503-005 - Votuporanga/SP