Acesso ao Portal
SENHA
HOME / Enade

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)

O Enade é uma das ferramentas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC).

Participam os estudantes de primeiro ano (ingressantes) e de último ano (concluintes) das áreas e cursos escolhidos pelo MEC.

O Enade mostra como estão os alunos com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização com relação à realidade brasileira e mundial.

Com o resultado do Enade, são construídos referenciais que possibilitam ações voltadas à melhoria da qualidade dos cursos de graduação por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais.

Esta avaliação é utilizada pelo MEC para compor o Índice Geral de Cursos – que aponta a qualidade da educação superior.

Portaria ENADE 2016
Publicado em 05/10/2016

Manual do Estudante
Publicado em 05/10/2016