04 Mai 2016
CIÊNCIAS CONTÁBEIS

NAF é inaugurado durante cerimônia dos 50 anos da FEV

Núcleo é uma iniciativa da Receita Federal, que visa a proporcionar a prática fiscal e contábil em Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o País

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Receita Federal (NAF), na UNIFEV, foi inaugurado, oficialmente, durante a cerimônia de comemoração dos 50 anos da Fundação Educacional de Votuporanga (FEV), realizada na manhã do último sábado (dia 30), na Cidade Universitária.

A placa que será fixada na sala do projeto, localizada no pátio superior do câmpus, ao lado do Bloco 8, foi descerrada na presença de autoridades e representantes da comunidade interna e externa, pelo agente da Receita Federal de Votuporanga, Marcos Roberto Nagata, pelo Reitor da UNIFEV, Prof. Dr. Rogério Rocha Matarucco, e pelo Diretor-Presidente da FEV, o médico-veterinário Dr. Celso Luiz Alves dos Santos. Na ocasião, o chefe da Receita local também representava o delegado da Receita Federal de São José do Rio Preto, Dr. Sério Luiz Alves, e o auditor do órgão, Mauro José da Silva, que por motivos de agenda, não puderam estar presentes na solenidade.

O NAF foi conquistado, recentemente, por meio de uma parceria entre o curso de Ciências Contábeis da UNIFEV, a Receita Federal do Brasil e a delegacia da Receita Federal de São José do Rio Preto. O projeto é uma iniciativa da própria Receita Federal, que apoia a criação de núcleos de prática fiscal e contábil em Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o País.

Por meio do NAF, os alunos da Instituição terão a oportunidade de vivenciar a prática profissional e receber orientações do órgão, acerca das obrigações tributárias. Além disso, o Núcleo prestará atendimentos contábeis e fiscais gratuitos à comunidade.

Para o Diretor-Presidente da FEV, o Núcleo, pioneiro em toda região Noroeste Paulista, proporcionará maior excelência ao curso de Ciências Contábeis e áreas correlatas.

"O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal surgiu com o objetivo bastante simples de aproximar o Fisco dos estudantes de Ciências Contábeis e da população de baixa renda, constituindo-se em uma das ferramentas mais populares de educação fiscal e conscientização, criadas no Brasil. A finalidade é contribuir com a formação de profissionais cientes da função social dos tributos e dos direitos e deveres associados à tributação. Importante dizer que a função do NAF não é competir com os escritórios contábeis, mas garantir a vivência prática dos alunos", explicou.

De acordo com o chefe da agência da Receita Federal de Votuporanga, o órgão está muito contente com a parceria, pois entende que essa é a melhor forma de se aproximar da população.

"Como a UNIFEV é uma instituição séria e competente, acreditamos muito no sucesso do projeto. Isso é apenas o começo de um trabalho que certamente se fortalecerá ao longo dos anos", finalizou.

Isabela Jardinetti
Mtb 69093/SP