22 Ago 2018
PESQUISA

Noite de lançamento de livro reúne comunidade acadêmica no Memorial UNIFEV

Instituição lança 4ª obra produzida por pesquisadores do Parfor; conteúdo é voltado a professores multidisciplinares, que trabalham com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental

O Memorial UNIFEV recebeu, na noite dessa terça-feira (dia 21), a comunidade acadêmica e convidados para o lançamento do livro Da Graduação às Práticas Pedagógicas (Série Ensino Fundamental - 4º ano), produzido pelos docentes pesquisadores e bolsistas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), da Instituição.

O livro aborda temáticas contemporâneas às práticas de ensino em Geografia, Linguística, Ciências Sociais, Educação Física e Literatura Infantil, em contextos multidisciplinares, como ressignificação do trabalho, variação linguística, inclusão, bullying, relações de gênero e publicidade e consumo.

De acordo com o organizador da obra, o Prof. Dr. Edson Roberto Bogas Garcia, a ideia partiu de se trabalhar a multidisciplinariedade, oferecendo aos professores ferramentas para que laborem, em sala de aula, de forma mais dinâmica. "Esse livro é fruto de reflexão, estudo e diálogo. Não é um livro de unidades isoladas, é um livro que se conversa e esse conversar sobre educação é por meio de várias disciplinas que se integram", explica.

A Profa. Ma. Evanir Regina Moro Peichoto, uma das autoras do livro, explanou sobre o sentimento que permeou a construção do conteúdo durante os encontros para sua produção. "Nosso grupo é formado pela diversidade, que teve um trabalho de esmero. Por meio dessa diversidade, conseguimos formar uma unicidade. E essa unicidade é que pensou em novas propostas e metodologias, que chamamos de metodologias ativas. O aluno, tanto aprende escrevendo um bilhete, ou ouvindo uma fábula, ou falando de diversidade de gênero, quanto aprende organizando uma excursão, cuidando do lixo do dia a dia. É isso que integra esse nosso livro", discursou.

O coordenador do Parfor na UNIFEV, Prof. Dr. Ramon Lombardi Teixeira Nunes, ressaltou que incentivos à produção científica são fundamentais para o desenvolvimento do País. "Que a gente possa ter a coragem de produzir. Nosso País precisa de pesquisa e de inovação, principalmente na área educacional. Nós queremos encontrar caminhos para superamos crises, mas crises só são superadas com conhecimento, com práticas pedagógicas, com educação transformando a sociedade", concluiu.

Para o Pró-Reitor Acadêmico da UNIFEV, Prof. Dr. Djalma Domingos da Silva, a Pesquisa como pilar educacional, assim como a Extensão e o Ensino, é fundamental para que os professores alicercem o Centro Universitário. "O Parfor vem sendo realizado há vários anos, trazendo contribuições valiosas para os professores do ensino básico. É uma forma de estarem disseminando para os demais professores os estudos de caso e as práticas diárias, que são frutos de seus mestrados e doutorados. É, também, um trabalho integrado, pois envolve nossos alunos e docentes de diversas áreas. O resultado é um livro de muito valor em conhecimento. Assim, valorizamos o trabalho do professor e, ainda, favorecemos nossas crianças em seu ensino básico", acrescentou.

O livro é fruto do grupo de pesquisa da UNIFEV/Parfor, formado pelos docentes: Profa. Ma. Denise Beatriz Rack de Almeida; Profa. Esp. Denise Ferraz Lima Veronezi; Prof. Dr. Edson Roberto Bogas Garcia; Profa. Ma. Evanir Regina Moro Peichoto; Prof. Dr. Leonardo Gasques Trevisan Costa; Profa. Dra. Mirela Berger; Profa. Dra. Talita Pereira Dias; Profa. Ma. Vanessa Mara Pagliarani Zeitune; e Profa. Ma. Vera Lúcia Guimarães Rezende.

O Parfor foi implementado pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de oferecer cursos gratuitos de licenciatura para professores em atuação nas escolas públicas. A UNIFEV firmou esse convênio com o Governo Federal em 2010 e, por meio dele, tem contribuído para o desenvolvimento do ensino na região Noroeste do Estado.

Daniela Ortolan