Notícias

20 Mar 2026
COLÉGIO UNIFEV

Projeto promove alimentação saudável entre alunos dos oitavos anos

Docentes de Nutrição Unifev realizaram palestra e foi oferecido café da manhã especial para estimular a boa rotina alimentar

Compartilhar:
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Com o objetivo de incentivar escolhas conscientes e discutir o impacto da nutrição no desenvolvimento juvenil, o Colégio Unifev realizou, na manhã da última quarta-feira (18/03), o projeto “Alimentação Saudável". A atividade reuniu mais de 90 alunos dos oitavos anos do Ensino Fundamental Anos Finais no auditório da Cidade Universitária.

Acompanharam o evento a diretora da escola, Profa. Ma. Adriana Naime Pontes; a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais, Profa. Esp. Maria da Cruz Martins Viola; o docente responsável pela disciplina de Ciências, Prof. Me. Bruno Santana Benhocci; e a psicóloga da unidade, Melina Rodrigues dos Santos Hercos.

Como parte da grade curricular, o professor Benhocci desenvolveu o projeto com uma abordagem teórica e prática sobre hábitos alimentares. 

A atividade foi ministrada por docentes do curso de Nutrição Unifev: a coordenadora da graduação, Profa. Ma. Vanessa de Castro Gomes Araújo, além da Profa. Dra. Leticia Aparecida Barufi Fernandes e Profa. Dra. Lidiane Silva Rodrigues Telini. Durante a palestra, as nutricionistas detalharam pontos fundamentais para a rotina dos adolescentes, como a importância de um bom café da manhã para o rendimento escolar e como identificar produtos ultraprocessados por meio da leitura de rótulos. O debate também abriu espaço para temas sensíveis, como a construção da identidade e os riscos dos distúrbios de autoimagem.  

Para a coordenadora de Nutrição, o foco foi simplificar conceitos para aquele público jovem. "Nossa ideia foi mostrar que comer bem pode ser simples e saboroso. Quisemos desmistificar tabus sobre a imagem corporal e ensinar como os rótulos podem enganar. Pequenos ajustes na rotina agora evitam muitos problemas de saúde no futuro", afirmou Vanessa.

O professor responsável pela atividade explicou que a iniciativa surgiu para aprofundar os conteúdos da sala de aula. "Nessa idade, os alunos começam a ter mais autonomia nas escolhas dos alimentos que comem. O projeto traz o embasamento científico para que eles entendam o que colocar no prato de forma equilibrada, unindo a teoria com o que eles vivem no dia a dia", pontuou Benhocci.

A diretora apontou a importância de aproveitar o conhecimento especializado das professoras da graduação para os alunos do Colégio. "A intenção é que eles percebam que a alimentação saudável não é uma obrigação, mas um cuidado com o próprio corpo que reflete no aprendizado. Trazer o conhecimento acadêmico da Instituição para dentro do Colégio torna esse conhecimento muito mais factível para o nosso aluno", finalizou Adriana.

O evento foi finalizado com um café da manhã super especial, com frutas, sucos, iogurte, pães, ovos e bolos, sendo bastante apreciado pelos estudantes que participaram da atividade.  

Assessoria de Comunicação
Paula Araújo
MTb 46.145/SP
E-mail: comunicacao@unifev.edu.br