Prova, realizada na tarde de domingo (dia 23), em todo o Brasil, tem o objetivo de avaliar a aprendizagem dos concluintes da educação superior em suas áreas de formação
Formandos de 14 cursos da UNIFEV participaram, na tarde de domingo (dia 23), do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2014. A avaliação, composta por dez questões gerais e 30 sobre formação específica, aconteceu no Câmpus Centro da Instituição, das 13h às 17 horas.
Neste ano, foram avaliados os cursos de Ciências Exatas, Licenciaturas e áreas afins, além dos seguintes eixos tecnológicos: Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial.
Na UNIFEV, os cursos avaliados foram: Arquitetura e Urbanismo, Educação Física (Licenciatura), Ciências Biológicas, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Geografia, Gestão da Produção Industrial, Letras Português e Inglês, Letras Português e Espanhol, Matemática, Pedagogia, Química e Sistemas da Informação.
O Enade é um dos pilares da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. O SINAES é composto ainda pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o Enade, formam um tripé avaliativo que permite conhecer em profundidade o modo de funcionamento e a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil. Dessa forma, podem ser construídos referenciais que possibilitam ações voltadas à melhoria da qualidade dos cursos de graduação por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais.
O coordenador dos cursos de Letras Português e Inglês, Letras Português e Espanhol da UNIFEV, Prof. Esp. Paulo Rogério Ferrarezi, destacou que o apoio de todos os docentes da Instituição aos alunos foi fundamental para garantir a tranquilidade dos universitários. "Mesmo diante da seriedade da avaliação, conseguimos promover um ambiente descontraído antes da prova para que os estudantes pudessem realizá-la com mais tranquilidade e segurança".
Guilherme Gasques Rodrigues, 22 anos, concluinte do curso de Arquitetura e Urbanismo, confirmou as palavras do professor. Segundo ele, mesmo apresentando um nível médio de dificuldade, as questões estavam condizentes com o conteúdo trabalhado ao longo da graduação. "Consegui fazer a prova com tranquilidade, já que participei de simulados e revisões voltados à avaliação. A preparação proporcionada por nossos professores também foi importantíssima," afirmou.
O gabarito da prova desse domingo será disponibilizado, em breve, pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado só é divulgado no final de 2015.
Para mais informações acesse: http://portal.inep.gov.br/enade
Assessoria de Comunicação
E-mail: comunicacao@unifev.edu.br
Fone: (17) 3405-9999
Ramal: 956