Notícias

11 Dez 2014
PARCERIA

UNIFEV apoia grupo de alunos que participarão de torneio Internacional de Robótica

Instituição é uma das parceiras que contribuiu com os custos da viagem dos dez alunos participantes da competição mundial, que acontece nos dias 12 e 13, na cidade de São Caetano do Sul

Compartilhar:
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

A UNIFEV é uma das parceiras que está promovendo a participação de dez alunos do Lar Frei Arnaldo no Torneio Internacional de Robótica da FIRST® LEGO® League (FLL), que acontecerá nos dias 13 e 14 de dezembro, em São Caetano do Sul.

Neste primeiro momento, as crianças e adolescentes, que se prepararam por cinco meses, participarão da fase nacional da competição, na categoria -equipe de garagem-, na qual os integrantes podem constituit grupos de amigos ou de escolas diferentes.

O FLL é um programa internacional voltado para crianças de 9 a 16 anos, criado para despertar o interesse dos alunos em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar.

O tema da edição 2014/2015 é sobre a educação: -Como pode ser a aprendizagem no futuro? É possível tornar a busca pelo conhecimento mais instigante, criativa e desafiadora?-. Os estudantes terão que pensar soluções educacionais, redefinindo os modos como o conhecimento e as habilidades para o século XXI são adquiridos.

Para a prática de soluções dos problemas, a equipe do Lar Frei Arnaldo buscou a reformulação dos jogos RPG, que pode ser traduzido como -Jogo de Interpretação de Papéis- ou -Jogo de Interpretação de Personagens-. Um grupo de amigos se reúne para construir uma história como se fosse um teatro de improviso. Na trama existe um diretor, chamado de -narrador- ou -mestre-, que vai explicando os acontecimentos, e os jogadores modificam os fatos à medida que interpretam seus personagens.

A proposta da equipe é que o professor seja o mestre e que passe, por meio da brincadeira, sua disciplina. Inicialmente, o foco é a matéria de história, mas o jogo aplica-se a várias áreas do conhecimento,podendo ser implantado na biblioteca como jogo de tabuleiro ou nas quadras e pátios das escolas.

Segundo a técnica da equipe, professora Isabel Cristina Passo Mota, esta é a primeira vez que a equipe do Lar participa de torneios como esse. O projeto, que atende crianças de alto risco social, surgiu com o objetivo de mostrar que existem possibilidades infinitas por meio da educação e do saber. -Queremos tornar essas crianças multiplicadoras de esperança e determinação, protagonistas da sua própria história, com a possibilidade de construir uma realidade digna-.

O aluno José Aparecido Perinelli Junior de 9 anos conta que está ansioso para a viagem. -Participar desse torneio vai ser muito divertido e legal. Não vejo a hora de chegar lá. Tenho certeza que vamos aprender muito-.




Assessoria de Comunicação
Lorena Segala
Mtb 76.038/SP
E-mail: comunicacao@unifev.edu.br
Fone: (17) 3405-9999
Ramal: 956

Tags: