Notícias

08 Abr 2015
BEM-ESTAR

Colaboradores da UNIFEV participam de programa de exercícios laborais

Atividades, desenvolvidas pelos alunos do curso de Fisioterapia, visam à melhora das condições físicas, mentais e sociais dos trabalhadores

Compartilhar:
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Os alunos do último ano do curso de Fisioterapia da UNIFEV, acompanhados pelos seus docentes, estão desenvolvendo um trabalho de Cinesioterapia Laboral com os colaboradores da Instituição.

A atividade consiste em um programa de exercícios que visa a oferecer uma melhor condição física, mental e social aos trabalhadores para que eles possam exercer suas funções de forma mais adequada e disposta.

Todas as terças e quintas-feiras, os estudantes da graduação visitam os setores da UNIFEV, a fim de aplicar exercícios de aquecimento, alongamento e relaxamento para quem concorda em participar das atividades.

O programa faz parte do estágio realizado por meio da disciplina de "Fisioterapia em Ergonomia e Saúde do Trabalhador", na qual os alunos também desenvolvem as análises do mobiliário dos setores e da postura do trabalhador, laudos ergonômicos, orientações posturais e avaliação dos funcionários. Além disso, os estudantes observam o ambiente de trabalho para identificar e prevenir riscos e insalubridades e fazem orientações sobre o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) e a importância das micro pausas no turno de trabalho.

De acordo com a coordenadora do curso de Fisioterapia da UNIFEV, Profa. Dra. Kelly Cristina Colaço Dourado Gorayeb, essa mesma atividade de estágio supervisionado já foi desenvolvida em outras empresas da cidade.

"Diversos estudos relatam a importância desse trabalho nas instituições. Há dados que comprovam a diminuição de afastamentos por lesões, aposentadorias precoces e, até mesmo, indenizações por Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Doenças Osteoarticulares (DORT) relacionadas ao trabalho," explicou.

Para a docente responsável pelo estágio, Profa. Ma. Regiane Rocha Costalonga, esse tipo de atuação do profissional de Fisioterapia tem o objetivo de melhorar o desempenho do colaborador. -Quanto mais satisfeito e confortável o funcionário estiver, maior será o rendimento dele. Isso, consequentemente, gerará mais resultados positivos para a empresa-.

Os benefícios das atividades já estão sendo notados e comentados pelos colaboradores da UNIFEV. Segundo a auxiliar administrativa Rochelly Formentão Morlin, 25 anos, mesmo com pouco tempo de prática, ela já se sente bem melhor.

"Após os exercícios volto mais animada e disposta para continuar meus afazeres. É benéfico tanto para o corpo quanto para a mente. Procuro sempre participar, porque adoro," finalizou.




Assessoria de Comunicação
Lorena Segala
Mtb 76.038/SP
E-mail: comunicacao@unifev.edu.br
Fone: (17) 3405-9999
Ramal: 956