Atividades de conscientização e orientações foram realizadas junto aos colaboradores e pacientes da Santa Casa de Votuporanga
Os cursos de Enfermagem e Psicologia da UNIFEV realizaram, na última terça-feira (dia 05), ações em comemoração ao Dia Mundial da Higienização das Mãos.
A data, proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), teve como tema: "Dê as mãos para esta campanha".
Durante a ação, os colaboradores e pacientes do hospital receberam folders e orientações sobre a importância da higienização das mãos para prevenção das infecções hospitalares, entre outras atividades.
A coordenadora do curso de Enfermagem da UNIFEV, Profa. Ma. Rosana Aparecida Benetoli Duran, explica a importância desse cuidado: "A higienização correta das mãos é a medida individual mais simples para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência e à saúde".
De acordo com a docente, as mãos são a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes, pois a pele é um possível reservatório de diversos microrganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele) ou indireto (objetos e superfícies contaminadas).
As mãos devem ser higienizadas por todos os profissionais que trabalham em serviços de saúde e mantêm contato com os pacientes, ou atuam na manipulação de medicamentos, alimentos, material estéril e contaminado. Para isso, a recomendação é usar água e sabão, uma preparação alcoólica específica e antisséptico.
"É preciso que a lavagem das mãos seja realizada de forma correta não apenas em um ambiente hospitalar, mas em nossas casas, em nosso trabalho ou qualquer outro lugar em que estejamos", finalizou.
Assessoria de Comunicação
Lorena Segala
Mtb 76.038/SP
E-mail: comunicacao@unifev.edu.br
Fone: (17) 3405-9999
Ramal: 956