Notícias

21 Mai 2015
SAÚDE

Projetos do Pet-Saúde são apresentados durante II Fórum de prevenção ao uso de drogas

Evento também teve a palestra "Drogas: compreender para prevenir", ministrada pelo psiquiatra infantil Dr. José Robson Samara Júnior

Compartilhar:
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Os alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Psicologia da UNIFEV, participantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Pet-Saúde), apresentaram as ações que estão sendo desenvolvidas no município, durante o II Fórum de prevenção ao uso de crack e outras drogas, que aconteceu na noite da última quarta-feira (dia 20), no Espaço Unifev Saúde.

O Pet-Saúde é realizado pela UNIFEV, em parceria com o Governo Federal, por meio da Secretaria da Saúde. Implantado em Votuporanga desde 2013, as atividades acontecem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros São Cosme, Palmeiras I, Cecap II e Pró-Povo.

No trabalho foram desenvolvidas diversas ações que abrangem a capacitação dos agentes e profissionais de saúde de atenção primária, a prevenção quanto ao uso de drogas junto aos alunos da rede pública, o tratamento de usuários de álcool e drogas e o apoio psicológico das famílias dos dependentes químicos.

Segundo o agente de saúde Luiz Henrique Gonçalves dos Santos, o Programa proporcionou diversos benefícios aos colaboradores das UBSs e à comunidade. "O contato com pessoas relacionadas a algum tipo de dependência química na minha rotina é diário e estar bem preparado para melhor atendê-las é fundamental. Por meio do Pet-Saúde, fomos capacitados a trabalhar de forma correta, desde a orientação preventiva ao tratamento," contou.

O projeto realizado no bairro São Cosme, em especial, foi selecionado para participar do 11° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva que acontecerá em julho em Goiânia- GO.

Durante o Fórum, também foi realizada uma palestra com o psiquiatra infantil Dr. José Robson Samara Júnior sobre o tema "Drogas: compreender para prevenir". Samara Junior abordou a história dos entorpecentes, os fatores de risco e a importância de um diagnóstico preciso.

Pet-Saúde

O Programa Pet-Saúde é regulamentado pela Portaria Interministerial nº 421, de 03 de março de 2010. Seu objetivo é melhorar a qualidade dos serviços de saúde pública, por meio do auxílio e orientação aos funcionários, via tutores, preceptores e universitários da área.




Assessoria de Comunicação
Lorena Segala
Mtb 76.038/SP
E-mail: comunicacao@unifev.edu.br
Fone: (17) 3405-9999
Ramal: 956