Evento, realizado no Clube dos Médicos, em São José do Rio Preto, reuniu pesquisadores de diversos países
O coordenador do curso de Educação Física da UNIFEV, Prof. Me. Valter Brighetti, ministrou, no último sábado (dia 22), uma palestra sobre atividade física para pessoas com a Síndrome de Ehlers-Danlos (SED), durante o I Encontro Internacional de Hipermóveis e Sedianos. O evento, realizado no Clube dos Médicos, em São José do Rio Preto, reuniu pesquisadores de diversos países.
De acordo com Brighetti, a doença, devido à sua complexidade, ainda é pouco conhecida. "A SED, considerada rara, é uma patologia decorrente da má produção do colágeno no tecido conjuntivo. As pessoas que sofrem dessa síndrome têm muitas dores e dificuldades de movimento", explicou.
Na ocasião, o coordenador relatou o caso de duas pacientes de Votuporanga, portadoras da SED, que frequentam a Academia Unifev.
"Sob a minha orientação, os alunos do Núcleo de Vivências Corporais estão auxiliando as pacientes no momento da prática esportiva. São prescritas atividades físicas direcionadas aos sintomas da doença, como forma de amenizar as dores", finalizou.
Assessoria de Comunicação
Nathália Brunini
Mtb 79.478/SP
E-mail: comunicacao@unifev.edu.br
Fone: (17) 3405-9999
Ramal: 956