Notícias

27 Ago 2015
PSICOLOGIA

Egressa empreende e abre o próprio consultório após a formatura

Graduada em 2014 pela Instituição, Cintia Tatiani Rodrigues Horta compartilha os desafios e ensinamentos adquiridos logo nos primeiros meses como psicóloga

Compartilhar:
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

O dia 27 de agosto é comemorado por todos os profissionais de Psicologia. Nessa mesma data, no ano de 1964, a profissão foi regulamentada por meio da Lei 4.119/64. A celebração busca valorizar a importância do psicólogo na sociedade.

Embora o momento seja de estagnação econômica, a área da saúde tem registrado um aumento significativo de contratações, contrariando a tendência observada em outros segmentos. Mas, ao contrário do que muitos imaginam, não são os cuidados com o corpo o principal foco dos pacientes. O bem-estar da mente é que tem conquistado a atenção das pessoas, razão pela qual a busca por tratamentos psicológicos tem sido uma preocupação não só de indivíduos comuns, como de grandes empresas e organizações.

Foi de olho nesse cenário que a egressa do curso de Psicologia da UNIFEV Cintia Tatiani Rodrigues Horta, 28 anos, formada há sete meses, decidiu empreender e abrir o seu próprio consultório, com o apoio de uma clínica já conceituada na região. "Após a conclusão do meu curso, procurei, de imediato, a minha regularização junto ao Conselho Regional de Psicologia (CRP). Na sequência, retirei a minha Carteira de Identidade Profissional (CIP) e, só então, pude começar os atendimentos. Pouco tempo depois, já consegui aumentar, consideravelmente, meu número de pacientes", contou.

Para a psicóloga, a graduação foi essencial para a sua inserção rápida e segura no mercado. "Ao iniciar o curso na UNIFEV, tinha o objetivo de saber mais sobre a prática do psicólogo no âmbito organizacional. Contudo, ao longo dos períodos, foi possível conhecer diferentes campos de atuação. Isso se deve às experiências obtidas por meio das aulas e dos estágios em hospitais, creches, empresas, laboratório de observação, e, lógico, na Clínica Integrada da Instituição", ressaltou.

Curso

O curso de Psicologia da UNIFEV forma, há nove anos, profissionais aptos a compreender o fenômeno psicológico como uma integração de determinações sociais, biológicas e da história de vida do ser humano. "Atualmente, contamos com novos projetos em nossa Clínica, desenvolvendo diferentes ações com pais e crianças da comunidade, além do Grupo de Apoio e orientação à pessoa enlutada (GAOPE), criado, recentemente, por nossos próprios alunos, com o auxílio dos docentes", explicou a coordenadora da graduação, Profa. Ma. Raquel Martins Sartori.

Sartori também afirmou que as expectativas para os formados na área são as melhores: "Além dos segmentos clássicos, como o organizacional e a clínica, a contratação na rede de atenção psicossocial do setor público cresceu bastante nos últimos tempos", finalizou.



Assessoria de Comunicação
Lenise Ferreira
MTB 76132/SP
E-mail: comunicacao@unifev.edu.br
Fone: (17) 3405-9999
Ramal: 806