23 Out 2019

Egressa do curso de Letras da UNIFEV lança livro durante o Fliv

Elaine Cristina Ferreira de Oliveira apresentou na tarde da última terça-feira (dia 22), sua obra 'A história de Votuporanga para crianças'

A egressa do curso de Letras da UNIFEV Elaine Cristina Ferreira de Oliveira lançou, na tarde da última terça-feira (dia 22), durante o Festival Literário de Votuporanga (Fliv), o livro infantil A história de Votuporanga para crianças. A obra aborda detalhes históricos da formação do munícipio de maneira lúdica, com linguagem totalmente adaptada ao público.

A ex-aluna, que atualmente é professora da Educação Básica (PEB I), concursada pela Prefeitura de Votuporanga e tutora a distância pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), contou que a inspiração para o projeto surgiu dentro da sala de aula. "Desde quando comecei a lecionar, percebi que a maioria das crianças desconhece a história da nossa cidade. O maior objetivo do livro é promover um resgate do cenário da época de maneira atrativa para os pequenos".

Formada pela UNIFEV em 2007, Elaine cursa o segundo ano de doutorado pelo Programa de Estudos Linguísticos da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) - campus São José do Rio Preto. Ela contou que a sua formação influenciou diretamente nos rumos da sua carreira. "A partir da graduação em Letras do Centro Universitário de Votuporanga passei a enxergar as novas possibilidades que a profissão oferece. Comecei a observar os livros, os filmes e a vida por um outro viés, em que a linguagem é essencial para transmitir a mensagem. Além disso, agradeço imensamente aos meus professores pelas lições ensinadas com maestria", finalizou.

O projeto, aprovado em 1º lugar na categoria Literatura, foi realizado com apoio do Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Cultura e Economia Criativa), e da Prefeitura do Município (Secretaria da Cultura e Turismo), por meio do ProAC Município Votuporanga. Por sua vez, as ilustrações são da desenhista votuporanguense Marcella Cappelletti.

Nathalia Almeida