10 Dez 2021
REABILITAÇÃO

Fisioterapia da UNIFEV ganha novos equipamentos

Em parceria com a New Cycle, Clínica-Escola tem utilizado aparelhos no tratamento de pacientes pós-Covid

O curso de Fisioterapia da UNIFEV ganhou, recentemente, novos equipamentos em sua Clínica-Escola. Os aparelhos estão sendo utilizados pelos universitários e docentes da graduação em atendimentos à comunidade que procura pelo espaço.

Entre as novidades na Clínica de Fisioterapia da Instituição estão a Esteira Terapêutica e o Simulador de Escada, resultado de uma parceria com a New Cycle Reabilitação. Atualmente, os dois aparelhos estão sendo bastante utilizados para casos pós-Covid-19, em que o paciente chega ao tratamento bastante debilitado.

O aposentado Adair Pontes, 66 anos, é um exemplo de recuperação e da resposta ao método aplicado. De acordo com a coordenadora da graduação, Profa. Ma. Ana Paula Pelosi, o idoso chegou à Clínica depois de 20 dias de entubação, em um total de 58 dias hospitalizados. “Na época, seu Adair teve 75% do pulmão acometido pela doença. Quando chegou aqui na UNIFEV, ele tinha úlceras de pressão pelo corpo e não andava”, explicou.

Ao longo de 7 meses de reabilitação na Clínica, a partir de um trabalho conjunto dos professores do curso e dos estagiários, Adair passou por diversas terapias, incluindo o uso da Esteira Terapêutica e da Escada Simuladora. “Na época ninguém acreditava na minha total recuperação e que eu pudesse voltar a ter uma vida ativa. Agora, consigo entender a importância do suporte da Fisioterapia depois de uma internação”, disse o idoso.

Para a docente Profa. Dra. Kelly Colaço Dourado Gorayeb, uma das responsáveis pela supervisão dos alunos em regime de estágio, os equipamentos são cruciais para a melhora de pacientes como o seu Adair.

“Na Escada, por exemplo, ocorre uma simulação da bomba do coração, enviando a circulação sistêmica para todo o corpo. Geralmente, os atendidos no pós-Covid chegam com problemas respiratórios, fraqueza muscular e até sequelas cardíacas e neurológicas. O tratamento tem o objetivo de reabilitar a capacidade física, restabelecer a saúde mental e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, explicou.

ESTRUTURA

Atualmente, o espaço utilizado pelo curso de Fisioterapia e Tecnologia em Estética e Cosmética conta com diversos aparelhos utilizados pelos alunos durante as atividades práticas relacionadas a procedimentos de reabilitação ou estéticos. São eles: Heccus Turbo, Antares, Neurodyn Esthetic, Derma Scan, Ondas Curtas e Micro-ondas.

SERVIÇO:
Clínica-Escola de Fisioterapia

Agendamentos: (17) 3405-9999 - ramal 899;
Local: Campus Centro da UNIFEV (entrada pela rua Paraná, 3.557).

Nathalia Almeida