O projeto "Planta Popular", desenvolvido em parceria entre o Núcleo de Habitação do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEV e a Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, já beneficiou, aproximadamente, 100 famílias.
Para participar do projeto, as famílias têm de ter renda de até três salários mínimos por mês; possuir terreno sem nenhuma construção em nome do beneficiário (o qual também não pode ter outro imóvel em seu nome); e a planta não deve ultrapassar 69,9 metros.
A única taxa que os beneficiários devem pagar, no valor de R$60,00, custeia o registro de responsabilidade técnica dos arquitetos.
Os projetos, que têm duração de, aproximadamente, um ano, são desenvolvidos por dois alunos do Curso de Arquitetura da UNIFEV, Gustavo de Freitas Aoyag e José Aparecido Roveda Júnior, sob a supervisão do professor do Núcleo de Habitação da UNIFEV, Diogo Monteiro, e da arquiteta da Prefeitura, Tatiana Megiani.
De acordo com a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Maria Júlia Barbiéri Eichemberg, "o projeto é muito importante, pois representa uma oportunidade singular de os alunos aplicarem na prática, em situação real, os conteúdos aprendidos no curso e de atenderem a famílias de baixa renda."
Ainda segundo Maria Júlia, está em estudo a possibilidade de extensão do programa também às famílias carentes que desejam reformar suas casas. Atualmente, o atendimento é realizado na Prefeitura, mas também está em processo a mudança para o Núcleo de Arquitetura, espaço que possui infraestrutura adequada.
As famílias que desejarem se inscrever no "Planta Popular" devem procurar a Central de Atendimento da Prefeitura no horário de expediente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, com os seguintes documentos: xérox da escritura ou do contrato do terreno; xérox do RG e CPF; xérox do comprovante de renda e comprovante de enderenço.
Mais informações no Núcleo de Arquitetura da UNIFEV, Ramal 631, ou na Prefeitura Municipal de Votuporanga: (17) 3422-4888.