Notícias

14 Mai 2025
SEJA UM HERÓI

Unifev apoia campanha para cadastramento de doadores de medula óssea

Ação será realizada em duas datas: 19 de maio, no Câmpus Centro, e 9 de junho, na Cidade Universitária. Ano passado foram registrados 174 cadastros na Instituição

Compartilhar:
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Pelo décimo ano consecutivo, a Unifev apoiará a campanha “Seja um herói, salve vidas”, uma iniciativa de Cláudio José dos Santos Azevedo em parceria com o Hemocentro de Fernandópolis, que visa cadastrar potenciais doadores de medula óssea. A ação acontecerá em duas datas e, no ano passado, mobilizou a comunidade acadêmica, resultando em 174 cadastros entre alunos, professores e colaboradores da Instituição.

Para se inscrever no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), os interessados devem comparecer a quadra poliesportiva do Câmpus Centro no dia 19 de maio ou ao auditório da Cidade Universitária no dia 9 de junho, das 19h às 21h30. Na Unifev, a iniciativa é coordenada pelo Núcleo de Responsabilidade Social, em parceria com o curso de Enfermagem.

A Profa. Ma. Vanessa Zeitune, responsável pelo Núcleo, enfatiza a importância da participação tanto da comunidade acadêmica quanto da população, dada a raridade de encontrar um doador compatível. “Considerando a ausência de familiares compatíveis, a probabilidade de encontrar doador é de aproximadamente um em cada 100 mil indivíduos. O objetivo é incentivar as pessoas a realizarem o cadastro e se informarem sobre a doação, superando o receio e unindo esforços em prol dessa causa que pode salvar vidas”, completou.

Como faço para participar?

Para participar como voluntário, é necessário ter entre 18 e 35 anos, gozar de boa saúde (sem doenças infecciosas ou incapacitantes) e apresentar um documento de identificação com foto, como RG ou CNH. Após o preenchimento da ficha, será coletada uma pequena amostra de sangue para a tipagem HLA, um exame de histocompatibilidade que mapeia as características genéticas individuais.

Os dados do doador são registrados no cadastro do Redome, o que possibilita a verificação automática de compatibilidade a cada novo paciente. Uma vez confirmada, o doador é contatado para confirmar sua decisão de doar. O transplante de medula óssea é um procedimento seguro, conduzido em ambiente cirúrgico sob anestesia geral.

Para saber mais sobre como se tornar um doador, visite o site: http://redome.inca.gov.br/.
 

Assessoria de Comunicação
Bruno Camargo
MTb 36.407/SP
E-mail: comunicacao@unifev.edu.br