Notícias

22 Mai 2025
SAÚDE MENTAL

Curso de Psicologia da Unifev realiza ações de conscientização sobre a luta antimanicomial

Evento organizado por alunos da graduação apresentou uma roda de conversa, exposição de fotos e cartazes, a exibição de trechos de um filme e muitas outras atividades no Câmpus Centro

Compartilhar:
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Para apoiar o Dia da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, o curso de Psicologia da Unifev promoveu diversas ações de conscientização na última terça-feira (20/5). As atividades, que incluíram roda de conversa, exposição de fotos e cartazes, trabalhos artesanais de usuários dos serviços de saúde mental, espetáculo teatral, exibição de um filme e atividades no espaço de convivência da biblioteca, aconteceram no Câmpus Centro e tiveram como objetivo fomentar a discussão do tema entre alunos e profissionais da área. 

O movimento antimanicomial foca em um tratamento mais humanizado e na inclusão social dos pacientes, como explicou a professora de Psicologia, Profa. Esp. Taiani Lanjoni Fantini. “Com o processo histórico de desconstrução dos manicômios, surgiram novas políticas públicas de saúde mental. Nossa campanha buscou conscientizar a população sobre a importância do tratamento especializado e do cuidado contínuo, longe das internações prolongadas do passado”.

A coordenadora do curso, Profa. Dra. Carol Godoi Hampariam, ressaltou que todos os pacientes, independente de sua condição mental, devem ser tratados com dignidade e respeito. Ela defendeu o acesso a serviços de saúde que ofereçam um acompanhamento mais humano, personalizado e eficaz. “Tratar sem trancar é possível. Essa premissa é abordada em nossas aulas, e a Luta Antimanicomial 2025 foi um evento fundamental para conscientizar a comunidade acadêmica, visando acabar com o isolamento e a exclusão das pessoas com transtornos mentais”, encerrou.

Assessoria de Comunicação
Bruno Camargo
MTb 36.407/SP
E-mail: comunicacao@unifev.edu.br