Atividade realizada na Cidade Universitária reuniu participantes para identificar e validar problemas do campo com base na inovação e no empreendedorismo
A Unifev, por meio do Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (Nite), em parceria com o Sebrae/SP, promoveu no último sábado (24) mais uma edição do Ideathon Agro. O evento, realizado na Startup da Cidade Universitária, foi voltado à inovação e ao empreendedorismo, com foco na identificação e validação de problemas nos setores da agricultura e do agronegócio.
Durante a abertura, o consultor de marketing e inovação do Sebrae, Guilherme Lui, apresentou os detalhes de cada etapa do programa e conduziu as atividades práticas ao longo do dia.
De acordo com a Profa. Ma. Mariane Aparecida Barbará Zanini, uma das coordenadoras do Nite e do curso de Agronomia da Unifev, o principal objetivo do evento foi criar um ambiente colaborativo e estimulante, no qual os participantes puderam compartilhar suas ideias e inspirar uns aos outros a pensar de maneira inovadora e criativa.
A atividade teve início com a formação das equipes, que, posteriormente, iniciaram a etapa de identificação de problemas relacionados ao campo, como escassez de chuva, pós-colheita do morango, sangria da seringueira, entre outros exemplos. Em seguida, cada grupo realizou a apresentação oral (pitch) das questões levantadas, bem como possíveis soluções para reduzir os impactos negativos relacionados a cada temática.
“A participação das equipes foi extremamente engajada, com todos unidos para pensar e discutir novas estratégias e soluções. Dessa forma, os grupos atingiram plenamente o objetivo do evento”, destacou a docente.
O Prof. Esp. Rafael Gregui, também coordenador do Nite e do Uniestágio da Unifev, ressaltou a importância de eventos como o Ideathon Agro para o fortalecimento das competências empreendedoras e o desenvolvimento profissional dos estudantes. “Atividades como esta são fundamentais para aproximar os alunos do universo da inovação e da resolução de problemas reais. Além disso, despertam o protagonismo, estimulam o trabalho em equipe e contribuem para a formação de profissionais mais preparados para os desafios do mercado”, enfatizou Gregui.