Notícias

18 Jul 2025
CARREIRA

Com apoio do Uniestágio, aluna de Arquitetura transforma teoria em prática

Estudante do 8º período conquista vaga em construtora e compartilha aprendizados da vivência profissional no seu dia a dia

Compartilhar:
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Entre a teoria e a prática, Abatha Pierrebon foi descobrindo que o estágio é mais do que uma obrigação curricular, é um ponto de virada.

No 8º período de Arquitetura e Urbanismo da Unifev, Abatha estagia atualmente na Vitta Parque Empreendimentos Imobiliários. A vaga surgiu por meio do Uniestágio, programa que une alunos a oportunidades reais no mercado de trabalho. E, para ela, foi essa conexão que trouxe um novo ritmo à sua formação.

“Foi a primeira vez que trabalhei presencialmente e precisei lidar diretamente com clientes, com pedreiros, fornecedores. Não foi fácil no começo, mas tem sido um aprendizado que vou levar pra vida”, conta. Antes disso, sua experiência havia sido em um escritório, mas em formato home office, diferente da rotina de canteiro de obras e atendimento. 

Abatha descobriu a vaga pela plataforma do Uniestágio e, a partir daquele momento, todo o processo fluiu. “Eles me ajudaram a montar meu primeiro currículo pelo site e sempre foram rápidos quando precisei de alguma orientação. Isso me deu segurança num momento em que tudo era novo pra mim”, lembra.

O que mais chamou sua atenção foi a facilidade na comunicação entre aluno, empresa e a própria Unifev. “Eu não precisei me preocupar com a parte burocrática, o Uniestágio cuidou de tudo. Só foquei no que realmente importava, me preparar para o estágio e dar o meu melhor”.

Para o coordenador do Uniestágio, Prof. Esp. Rafael Gregui, esse suporte é necessário para os estudantes e também para as empresas. “Para as empresas, o Uniestágio é uma porta de entrada para novos talentos. Nós fazemos essa conexão com a responsabilidade, cuidando de todo o processo com seriedade, desde a triagem até a formalização. Isso garante mais segurança para os empregadores e orienta os alunos, para que cheguem para aprender e contribuir da melhor forma”, ressalta.

Abatha destaca que um grande desafio a ser superado surgiu durante a entrevista de seleção na empresa. “A maior dificuldade pra mim foi lidar com a timidez. Embora tenha sido um momento importante, que me forçou a me posicionar melhor e acreditar no meu potencial”. 

Hoje, conciliando faculdade e trabalho, Abatha diz que sua rotina, apesar de atribulada, é bastante gratificante. “É cansativo, sim. Mas a gente aprende coisas no estágio que não estão nos livros. É vendo as situações reais, os problemas do dia a dia, que a gente cresce”, declara

A estudante ressalta aos colegas de curso que ainda buscam uma oportunidade de estágio. “Aproveitem tudo o que aparecer. Nem sempre vai ser confortável, mas é assim que a gente aprende. O estágio te mostra como a profissão funciona de verdade, e o Uniestágio facilita esse caminho”.

“O estágio é onde o aluno começa, de fato, a construir sua identidade profissional. O Uniestágio garante que esse primeiro passo seja feito de forma segura, com orientação e com oportunidades que tenham a ver com o perfil de cada estudante. Acompanhamos de perto e observamos como essas vivências transformam a forma como eles enxergam suas carreiras”, finaliza o coordenador do Uniestágio.

Assessoria de Comunicação
Paula Araújo
MTb 46.145/SP
E-mail: comunicacao@unifev.edu.br