Notícias

21 Ago 2025
COMUNICAÇÃO

Unifev destaca literatura, cultura e tecnologia no Fliv 2025, que reuniu 70 mil pessoas

Instituição segue com o compromisso permanente com a leitura e o conhecimento

Compartilhar:
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

A Unifev encerrou sua participação no Festival Literário de Votuporanga (Fliv) 2025 com balanço positivo. Uma das parceiras da Prefeitura na realização do evento, a Instituição levou ao público uma programação diversificada, que uniu literatura, cultura, inclusão e inovação tecnológica. Segundo a organização, mais de 70 mil pessoas prestigiaram os nove dias do Festival.

O incentivo à leitura segue como prioridade para a Unifev, que recentemente investiu na aquisição de 128 novos exemplares (66 títulos) para o acervo de sua Biblioteca.

Para o reitor, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon, a participação da Instituição no Festival reforça sua missão educativa e cultural. “O Fliv é um espaço de encontro entre gerações, saberes e experiências. Estar presente com atividades que unem leitura, ciência, inclusão e tecnologia reafirma nosso compromisso com a formação integral dos nossos alunos e com a comunidade de Votuporanga e região”, destacou.

Entre os grandes destaques deste ano esteve o Espaço Nortea, ambiente sensorial idealizado pela Unifev para acolher pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências ocultas. O local emocionou famílias ao oferecer um espaço de descanso e bem-estar, com materiais educativos que estimulam os sentidos e acompanhamento de professores e estudantes dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Pedagogia e Psicologia. Além disso, a Instituição disponibilizou abafadores sonoros (fones de ouvido) para utilização dentro do Festival, garantindo mais conforto a pessoas sensíveis a ruídos.

“A gente se sente acolhido de verdade”, contou agradecida a dona de casa Patrícia da Silveira, de Mirassol, ao relatar a experiência do filho autista no espaço.

O reitor também destacou a relevância da ação. “O Espaço Nortea foi uma forma concreta de mostrar que a cultura e a educação devem ser para todos. A Unifev acredita em um mundo mais acessível, em que ninguém fique de fora de experiências tão enriquecedoras quanto as vividas no 15º Fliv”, afirmou.

Além do Nortea, o público conferiu atrações como a oficina “Colorindo a Unifev”, que estimulou a criatividade a partir de ilustrações inspiradas nos ambientes da Instituição, e a “Experiência VR”, que proporcionou imersões em realidade virtual. Outras iniciativas, como a demonstração de impressoras 3D, a Sandbox interativa e a plataforma 360º, aproximaram o público das tecnologias emergentes.

A agenda incluiu ainda as rodas de conversa “Papo Cabeça”, conduzidas por professores da Instituição sobre temas atuais como inteligência artificial, cultura digital, saúde, direito e comunicação. O último final de semana do evento contou com a apresentação especial do Coral Unifev, que emocionou os visitantes.

Confira no Flickr todas as fotos da participação da Instituição no evento.
 

Assessoria de Comunicação
Julia Smanioto R. Mangile
MTb 83.349/SP
E-mail: comunicacao@unifev.edu.br