Curso ministrado pelo Prof. Me. Camilo Esteluti abordou novas metodologias para o seminário, tornando-o uma ferramenta de aprendizagem ativa
Com o objetivo de aprimorar as práticas pedagógicas e promover a reflexão crítica entre os educadores, o Núcleo de Apoio e Desenvolvimento Docente (NADD) da Unifev promoveu, no final de agosto, o curso de extensão "Muito Além da Apresentação: Redescobrindo o Seminário". O encontro, realizado no Laboratório Didático-Pedagógico do câmpus Centro, foi ministrado pelo Prof. Me. Camilo Augusto Giamatei Esteluti.
O curso abordou a necessidade de inovar o formato do seminário, que muitas vezes é utilizado de maneira tradicional e pouco interativa. A proposta foi ressignificá-lo como uma estratégia ativa de aprendizagem, transformando-o em um recurso dinâmico, dialógico e focado no protagonismo dos alunos. Durante a oficina, os docentes participaram de um diagnóstico inicial sobre suas concepções de seminário, exploraram diferentes formatos e criaram novas propostas com foco na intencionalidade pedagógica.
Segundo o coordenador Nadd, Prof. Dr. Anderson Bençal Indalécio, a iniciativa fortaleceu o compromisso da Unifev com a formação continuada. "É importante que nossos professores estejam atualizados e abertos a novas metodologias. O seminário é uma das ferramentas, e precisa ser repensado para atender às demandas do ensino moderno para engajar os estudantes de forma mais efetiva", afirmou.
O professor Esteluti, que conduziu o curso, destacou a importância de ir além da mera exposição de conteúdo. "Muitas vezes, o seminário se resume a um aluno apresentando um trabalho para os colegas. Nosso foco foi mostrar que essa prática pode ser muito mais rica, se tornando um momento de verdadeira troca e construção coletiva de conhecimento. É sobre dar voz e autonomia aos estudantes, tornando-os protagonistas do próprio aprendizado", justificou.
A oficina utilizou uma metodologia ativa, com exposições dialogadas, dinâmicas em grupo e a análise de práticas docentes, reforçando o uso de recursos multimodais para potencializar o processo de ensino-aprendizagem.