Ação da Unifev levou orientações, acolhimento e acesso de serviços às mulheres em Votuporanga pela própria Instituição
Os cursos de Direito e Medicina, em conjunto com o Núcleo de Direitos Humanos (NDH) da Unifev, atuaram com o Conselho Municipal do Direito da Mulher (CMDM), promovendo uma ação de combate à violência contra a mulher. A iniciativa foi realizada na manhã do último sábado (29/11), na Praça Cívica “Professor Benedito Lopes de Oliveira”. A programação especial é em alusão ao Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, celebrada no dia 25/11.
O evento promoveu conhecimento e esclareceu dúvidas da população sobre o enfrentamento da violência, com enfoque no amparo legal e nas condutas de saúde pós-agressão.
O projeto se destacou pela abordagem interdisciplinar, utilizando o conhecimento jurídico e da saúde para fornecer orientações diretas à comunidade.
A ação consistiu na distribuição de panfletos e no atendimento à população com informações repassadas por docentes e estudantes de ambos os cursos. A abordagem incluiu orientações jurídicas sobre direitos, canais de denúncia e medidas protetivas, além de recomendações médicas sobre as condutas após situações de violência, como busca por atendimento hospitalar e opções de tratamento medicamentoso, quando indicado.
A coordenadora do curso de Direito da instituição, Prof. Ma. Ellen Cássia Giacomini Casali, destacou a importância do acesso à informação. “O Direito é um pilar no combate à violência. Ao apoiar o CMDM, o curso de Direito e o NDH fortalecem o acesso da mulher a informações claras sobre direitos, mecanismos de denúncia e medidas protetivas, com suporte do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ). Informação transforma, empodera e ajuda a romper o ciclo da violência”.
Para a coordenadora-adjunta de Medicina, Profa. Ma. Cristina Rocha Matarucco, a data reforça a missão social da área da saúde. “Nossa parceria nesta ação se concentra em orientar a população sobre protocolos de atendimento e encaminhamentos da rede de saúde. É necessário que as pessoas saibam onde buscar acolhimento imediato para reduzir danos físicos e emocionais. Essa campanha salva, acolhe e protege, e a saúde está aqui para somar”, disse a docente.
Unifev - suporte gratuito no combate à violência contra a mulher
O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Unifev oferece orientação jurídica gratuita e especializada em diversas áreas, incluindo suporte no combate à violência contra a mulher, por meio de Escritório Modelo.
Localizado na Cidade Universitária, o serviço conta com equipe qualificada de estudantes e professores e é disponibilizado mediante agendamento prévio pelo telefone (17) 3405-9999 (Ramal 634), garantindo acesso à justiça para a comunidade.
Assessoria de Comunicação