Ação reuniu alunos, professores, supervisores escolares e coordenadores envolvidos no projeto
A Unifev realizou na noite de quarta-feira (03), no auditório da Cidade Universitária, o evento “Pibid em Foco: reflexões, desafios e práticas docentes”, marcando o encerramento das atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) em 2025. A ação reuniu alunos, docentes, supervisores escolares e coordenadores envolvidos no projeto.
A abertura contou com pronunciamentos do reitor da Unifev, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon, e do coordenador institucional do programa, Prof. Me. Valter Brighetti; além dos demais docentes envolvidos, Profa. Ma. Denise Ferraz Lima Veronezi, Prof. Me. Higor Rosales Feltrin Gomes e Profa. Esp. Lucia Helena Menoia da Silva.
Em sua fala, o reitor destacou o compromisso da Instituição com a formação de professores e a importância da vivência prática para a construção de futuros profissionais preparados e sensíveis às realidades da educação básica.
“O Pibid representa uma ponte fundamental entre aquilo que ensinamos e o que acontece, de fato, nas escolas. Ele permite que nossos estudantes experimentem, reflitam e se desenvolvam como educadores desde cedo, acompanhados de profissionais experientes. Esse processo transforma a formação docente e a vida de cada aluno atendido nas redes públicas. Para nós, é motivo de orgulho ver o impacto social que a Unifev gera por meio do programa”, afirmou Gastaldon.
O evento apresentou, de forma intercalada, os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano pelos cursos de Pedagogia e Educação Física - Licenciatura. Os projetos foram realizados nas escolas parceiras, sob supervisão dos docentes da educação básica e dos coordenadores de área da Instituição, contemplando experiências de observação, participação e regência.
O Pibid é uma política pública essencial que busca elevar a qualidade da formação docente, inserindo os licenciandos no cotidiano das escolas antes mesmo dos estágios obrigatórios. “A iniciativa permite que os estudantes desenvolvam competências de planejamento, avaliação e intervenção pedagógica, ampliando a vivência prática de sala de aula”, destacou Brighetti.
Durante a programação, os grupos apresentaram as ações e resultados alcançados, demonstrando os impactos positivos das atividades tanto na formação dos futuros professores quanto na aprendizagem dos alunos das escolas atendidas.
Confira fotos no Flickr.