Iniciativa, destinada aos docentes das graduações, foi promovida pelo Núcleo de Apoio e Desenvolvimento Docente (Nadd), juntamente com o Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico e Social (Naps) e da Comissão Própria de Avaliação (CPA)
Com o objetivo de contribuir para a troca de experiências pedagógicas, reforçar a cultura institucional de colaboração e aprendizagem e incentivar a formação continuada, a Unifev realizou na noite de quarta-feira (10/12) a capacitação docente “Café Pedagógico – Diálogos sobre Educação”.
Promovido pelo Núcleo de Apoio e Desenvolvimento Docente (Nadd), em parceria com o Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico e Social (Naps) e a Comissão Própria de Avaliação (CPA), o encontro ocorreu na Startup da Cidade Universitária.
O reitor da Unifev, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon, e o pró-reitor acadêmico, Prof. Me. Walter Sampaio Filho, foram os responsáveis pela abertura oficial. A organização foi dos coordenadores Prof. Dr. Anderson Bençal Indalécio (Nadd), Profa. Dra. Carol Godoi Hampariam (Naps) e Profa. Ma. Patrícia Salles Maturana de Souza (CPA). Participaram na condução os integrantes das comissões: Prof. Dr. Wagner Moneda Telini, Profa. Ma. Giovana Regina da Silva Cristante, Profa. Ma. Iza Valéria da Silva Pires, Prof. Dr. Lauro Lodo Prado e Prof. Me. Walter Francisco Sampaio Neto.
A iniciativa destacou o papel protagonista do professor como mediador de aprendizagens significativas, promovendo uma educação humanizadora e crítica, alinhada aos princípios institucionais da Unifev. Para fomentar essa visão, foram realizadas rodas de conversa temáticas como metodologia, facilitando a troca de experiências e o compartilhamento de práticas exitosas.
O coordenador do Nadd classificou o evento como uma oportunidade valiosa para que os docentes das graduações aprimorassem suas práticas pedagógicas. “O principal propósito foi promover um espaço de diálogo e reflexão sobre práticas educativas inovadoras e os desafios contemporâneos do ensino superior”, destacou Indalécio.
Para o reitor, a atividade foi fundamental para que os professores possam enfrentar os desafios impostos pelas transformações sociais, tecnológicas e culturais que moldam a educação atual. “É essencial manter um espaço permanente de escuta, reflexão e troca de saberes sobre os desafios da prática docente. Os resultados do encontro serão registrados e utilizados como subsídio valioso para o planejamento das futuras ações formativas da Instituição”, concluiu Gastaldon.