Notícias

24 Set 2013
MÃOS À OBRA

Alunos de Engenharia Civil iniciam etapa prática do curso

Aulas em laboratórios começam a ser incorporadas à rotina da 1ª turma de estudantes que já está no 4º período da graduação

Compartilhar:
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Após quase dois anos de muito cálculo e teoria, a primeira turma de alunos do curso de Engenharia Civil da UNIFEV começa a vivenciar a fase prática da graduação.

O que podemos chamar de "a etapa do mãos à obra" era, na verdade, um dos momentos mais aguardados pelos universitários que já estão no 4º período: "fica muito mais fácil assimilar o conteúdo quando se vive o aprendizado na prática", citou o estudante Anderson José de Lima.

De acordo com o coordenador do curso, Prof. Me. José Afonso Rocha, as matérias aplicadas foram iniciadas, recentemente, com o tema Topografia.

Já no último sábado, dia 21, foi a vez de os alunos conhecerem o Laboratório de Geologia. Na ocasião, eles tiveram uma aula especial com a Profa. Ma. Maísa Comar Pinhotti Aguiar sobre os diferentes tipos de rochas e suas características.

"Todo engenheiro precisa conhecer o material com o qual vai trabalhar. A Geologia oferece ao profissional informações importantes, como resistência, durabilidade, aderência e uma série de outros quesitos fundamentais à profissão", explicou.

A docente ainda destacou que o Laboratório de Geologia da UNIFEV é um dos melhores da região. "Poucos cursos na área de Engenharia oferecem o que a nossa Instituição disponibiliza aos nossos alunos no que tange à qualidade e quantidade de materiais, produtos e equipamentos", afirmou.

Laboratórios
Em breve, o curso de Engenharia Civil da UNIFEV, criado em 2012, também contará com uma ala própria de laboratórios, já calculada no projeto de ampliação da Cidade Universitária.

Segundo Rocha, os futuros engenheiros contarão com aulas práticas desenvolvidas em espaços específicos, voltados às disciplinas de materiais para construção, resistência de materiais e hidráulica, entre outros.


"Estamos buscando condições para que nossos alunos vivenciem a profissão de todas as formas. Isso tem sido possível nas aulas práticas, atividades de campo e visitas técnicas realizadas", finalizou.

Tags: