25 Mar 2015
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Egresso da UNIFEV defende dissertação de mestrado em Microbiologia

Formado em 2011 pela Instituição, Pedro Lucas Bueno da Silva desenvolveu pesquisa sobre a degradação do diuron por cepas bacterianas em solos de cultivo de cana-de-açúcar

O egresso do curso de Ciências Biológicas da UNIFEV Pedro Lucas Bueno, 25 anos, defendeu, no último dia 13, sua dissertação de mestrado na área de Microbiologia, na Universidade Estadual Paulista 'Julio Mesquita Filho', câmpus São José do Rio Preto (Unesp/Ibilce).

Com o tema 'Degradação do herbicida diuron por bactérias isoladas de solos de cultura de cana-de-açúcar e avaliação da toxidade dos metabolitos gerados sobre peixes', o pesquisador considerou que o aumento da produção agrícola tem desencadeado um maior consumo de pesticidas. A pesquisa foi orientada pela Prof. Dra. Eleni Gomes.

'O objetivo do meu trabalho foi estudar a degradação do diuron por cepas bacterianas previamente isoladas de solos de cultivo de cana-de-açúcar, as plantações com histórico de aplicação desse herbicida, em fermentação submersa e em microcosmos, e a avaliação da toxicidade dos compostos derivados do diuron gerados pelo metabolismo microbiano', explicou.

De acordo com Bueno, a sua trajetória profissional desde a sua formação em Ciências Biológicas pela UNIFEV, em 2011, contou com grandes oportunidades e realizações.

'O título de mestre é apenas uma etapa de muitas que desejo para meu futuro. Pude contar com um suporte incrível desde o início da minha graduação no Centro Universitário de Votuporanga. Daqui pra frente, mais uma fase de sonhos se iniciará', ressaltou.

Para a coordenadora do curso de Ciências Biológicas da UNIFEV, Profa. Ma. Marisa Maurício Carrasco Dionísio, a história do ex-aluno é um exemplo para os jovens estudantes.

'Estamos orgulhosos da conquista do Pedro. Ficamos muito satisfeitos em comprovar, mais uma vez, que a nossa graduação oferece condições para que os nossos egressos possam dar continuidade aos seus estudos', finalizou.

Lenise Ferreira
MTB 76132/SP