Dicas para layout para comércios

Neste guia, você encontrará algumas informações e dicas sobre layouts dos espaços de estabelecimentos comerciais, principalmente, das áreas internas, levando em consideração a organização, disposição e exposição dos produtos. O conteúdo aborda os estabelecimentos de um modo geral, pois, dependendo do segmento, existem normas específicas que devem ser adotadas.

ÁREAS DO ESTABELECIMENTO DE ACORDO COM ZONAS DE INTERAÇÃO COM O CLIENTE

Zona Bronze (Produtos básicos)

É o espaço de menor fluxo espontâneo da loja, por isso, é mais indicado que contemple serviços de destino da marca, como caixas, provadores, crediários e serviços complementares, como um café.

Zona Prata

É a área de cognição da loja, isto é, um espaço que melhor se adapta aos produtos e serviços que o cliente analisa com mais cautela. Os clientes mais pacientes, experientes e criteriosos tendem a avançar mais na loja chegando até essa zona.

Zona Ouro (Produtos sazonais)

É a primeira área na qual o cliente se reconhece dentro da loja. Representa o maior percentual de vendas por metro quadrado do ponto de venda e está caracterizada pelas compras por impulso e promoções.

Zona Platina (Produtos exclusivos e lançamentos)

É a área de maior circulação do shopper, no entanto, ele vai identificar a loja e não o espaço em si. É onde o consumidor procura por pontos de ancoragem, isto é, estímulos que o atraiam visualmente e respondam a sua demanda pessoal.

Zona de Descompressão (Sem exposição de produtos)

Loja mais fria, música ambiente, aroma interessante. Inclusive existem estudos que já comprovam que nada que é exposto ali (produtos ou comunicação) é percebido pelo consumidor, ao contrário, muita informação será entendida como um obstáculo, dificultando sua entrada no estabelecimento.

DIMENSÕES MÍNIMAS DE CIRCULAÇÃO

Dimensões para corredores:
90 cm para corredores de até 4 m de comprimento;
1,20 m se o corredor tiver até 10 m;
1,50 m se o corredor tiver mais de 10 m;
1,80 se forem necessárias a circulação de duas cadeiras de rodas.
A circulação deve ser livre, sem obstáculos, bem definida.

 

DISPOSIÇÃO DE PRODUTOS

Conforme a figura mostra, existem alturas diferentes para adultos e crianças. Produtos infantis devem ficar com altura máxima de 90 cm e mínima de 30cm. Produtos para adultos com altura máxima de 1,60 e mínima de 50 cm. Produtos com distância maior que três metros de altura não são vistos.

 

ÂNGULO DE VISÃO

Nível 1: "altura dos olhos" Entre 1,20m e 1,80m. Usado para exposição de produtos que mereçam destaque. Ponto de pega: 1,60m.
Nível 2: "intermediário" Do chão até 1,20m, destinado a produtos de localização conhecida do consumidor. Considerando o ponto quente infantil.
Nível 3: "espaço aéreo" Altura que varia entre 1,80m a 2,00m. Limite do campo de visão normal. Usado para sinalização e comunicação visual.
Nível 4: "chão de loja" Utilizado como apoio de decoração e estratégias como adesivos (Páscoa - patinha de coelho guiando até a exposição). Dificilmente notado.

ARRUMAÇÃO DE GÔNDOLAS E PRODUTOS

1 - Na altura da cabeça ou mais alto: produtos difíceis de alcançar, de menor rentabilidade;
2 - Na direção dos olhos: produtos com preços mais altos, que provocam a compra por impulso;
3 - Na altura das mãos: produtos indispensáveis, de forte procura;
4 - Prateleiras baixas: produtos mais consumidos, de compra obrigatória. Ultimamente, tem-se utilizado esse nível para colocar os produtos mais baratos da mesma categoria que se encontra exposta a cima.
5- No chão: artigos mais pesados, grandes embalagens;
6 - Nas pontas das gôndolas: estão as promoções, que podem ter como objetivo o simples escoamento de estoque. Normalmente, aparecem muitos produtos juntos. Essa apresentação em massa chama a atenção do consumidor e pode multiplicar por cinco as vendas do produto.
. Fora das promoções, os produtos que devem ter maior saída são colocados no meio da gôndola e os de menor interesse ficam no início.
. Os refis tendem a estar afastados dos produtos originais.
. Produtos complementares são colocados lado a lado, para despertar o desejo (cross-selling). Por exemplo: vinhos com queijos, batatas fritas com refrigerantes, carvão com carnes, etc.

ORGANIZAÇÃO DOS PRODUTOS

.Padrão de Cor: organizar por padrão de cor torna o ambiente mais agradável visualmente e facilita a escolha do produto pelo cliente;
.Acessibilidade: é importante que os produtos estejam acessíveis ao cliente para que ele manipule e tenha um contato direto com o que quer comprar;
.Praticidade: organizar os produtos de acordo com categorias torna a experiência de compra mais fácil e prática;
.Visibilidade: é importante que os produtos estejam dispostos de modo visível e organizado, a fim de que o cliente possa identificar os produtos que está comprando. Obs: muitas vendas se perdem se o cliente não encontra o produto exposto visualmente no estabelecimento.

 

ILUMINAÇÃO DE DESTAQUE

A Iluminação de destaque tem por objetivo valorizar os produtos que estão à mostra atraindo o olhar do cliente para o que interessa na experiência de compra.

 

 

Material produzido por Profa. Ma. Maria Julia Barbieri Eichemberg, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEV, e o setor de Comunicação e Marketing da UNIFEV.