de Atividades

TECENDO A MEMÓRIA E CONSTRUINDO A HISTÓRIA

As atividades abordam quatro segmentos considerados fundamentais: a educação patrimonial, a cultura ambiental, o inventário e o registro imagético através da fotografia. 1º Passo: Fevereiro de 2020 (18 a 29) - O primeiro passo, após a aprovação do projeto será uma visita ás Secretarias de Educação e Cultura Municipal e Estadual para divulgação e convite aos professores e colaboradores, bem como à comunidade acadêmica em geral. Março ¿ na primeira quinzena do mês abrir as inscrições online. 2º Passo: Março ¿ 28/03/2020 e 04/04/2020, através de dois encontros de 05 horas aulas, realizadas aos sábados, das 8:00 às 13:00 hs., no campus Centro da UNIFEV, com a seguinte ementa: Os monumentos e a memória coletiva. Conceitos básicos de patrimônio histórico, artístico e cultural. Fundamentos teóricos da educação patrimonial e ambiental. Patrimônio cultural e ambiental nacional, regional, local. Os bens patrimoniais identificados: tangíveis e intangíveis. Instrumentos de proteção do patrimônio cultural: conservação, restauração, reconstituição. O processo de identificação dos bens culturais: a pesquisa. O registro dos bens culturais: o diagnóstico. 3º Passo O terceiro passo será uma articulação institucional dos participantes em suas cidades e ou bairros de origem das escolas em que atuam para perceberem seu meio cultural, despertando o sentimento de pertença, ou seja, a apropriação e divulgação dos bens e valores que fazem parte de sua realidade cultural. Para isso serão orientados para a observação e valorização do entorno em que a escola que trabalha está inserida, envolvendo a cultura local, seus personagens, suas histórias, tradições, mitos, as festas e celebrações, as formas de expressão, os saberes, os fazeres e o patrimônio natural. Cada participante deverá seguir as etapas básicas para realizar um diagnóstico patrimonial cultural e ambiental do seu município, ou seja: 1- Identificação do bem cultural, 2- Inventário e Registro do bem cultural, 3- Valorização e resgate do bem cultural, 4- Trilhas socioambientais. 4º Passo: Em abril (25), num encontro de 05 horas, os participantes serão treinados para fazerem a inserção dos inventários e registros na plataforma blended learning.                        Cada atividade desenvolvida terá o valor de 05 horas. Na ação educativa cada objeto de estudo deve ter como parâmetro a observação/ percepção/ identificação do objeto. Registro visual, descrição verbal ou escrito, fixação do conhecimento. Exploração/ análise do problema e levantamento/ interpretação, evidências. Apropriação/ releitura, interpretações diferentes, novas fontes/ envolvimento (Horta, 1999). Todas essas ações devem ser registradas observando-se o seguinte calendário: - Maio (19 a 30 às 21:00 hs) Histórico da cidade escolhida para o desenvolvimento da pesquisa. A cultura local, seus personagens, suas histórias, mitos.- Junho ¿ (19 a 30 às 22:00 horas) As festas e celebrações, as formas de expressão, os saberes, os fazeres e o patrimônio natural.- Julho (20 a 30 às 22:00 horas). Para promover uma Educação Patrimonial, de forma democrática e emancipatória, partindo da casa, do bairro, do modo de viver, de falar, da culinária, da cultura, identidade, patrimônio ambiental, cultural, preservação e, sobretudo da importância de tudo isso para a história local e a identidade dos alunos, e sabendo que alunos e professores têm muitos caminhos a trilhar sugerimos que cada participante do projeto elabore uma proposta de aula de educação patrimonial, ou de trilhas socioambientais, para alunos do ensino fundamental II, com ilustrações sobre ¿Os bens culturais identificados em cada um dos seus municípios de origem¿.

PÚBLICO-ALVO:
INTERNO