Supervisionados por médicos-docentes, universitários estão acompanhando todos os procedimentos realizados nas UBSs locais
Profissionais e pacientes da rede municipal da Saúde já contam com a participação dos alunos do curso de Medicina da UNIFEV em atendimentos, consultas e exames realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Santa Casa de Votuporanga.
A integração entre os universitários e a comunidade, sempre supervisionada por médicos-docentes, tem acontecido de forma gradativa, conforme o módulo/conteúdo abordado em sala de aula.
Segundo o coordenador do curso de Medicina da UNIFEV, Prof. Dr. João Damasceno Lopes Filho, a graduação segue as Diretrizes Curriculares Nacionais, que preveem a promoção da inclusão dos alunos em atividades profissionais desde o primeiro ano de curso.
Grandes centros de assistência médica do país, como o Hospital das Clínicas de São Paulo, estão associados a faculdades e a pesquisas acadêmicas, o que demonstra, significativamente, a importância da presença dos estudantes na qualificação do atendimento médico.
"A partir de agora, a presença dos nossos alunos nas UBSs será cada vez mais frequente, o que beneficiará a população. O acompanhamento dos universitários promove uma melhor preparação do médico responsável, aperfeiçoando ainda mais a qualidade do atendimento à comunidade. Os estudantes levam para a prática o que há de mais atual na área e, adquirem a experiência de uma rotina profissional," explica Damasceno.
A parceria entre a UNIFEV e a Secretaria Municipal de Saúde já existe há muito tempo, como destaca a secretária e também médica, Fabiana Arenas Stringari de Parma.
Em outras áreas da saúde, como a Fisioterapia e a Enfermagem, por exemplo, os estágios supervisionados acontecem desde que os cursos relacionados foram implantados no Centro Universitário de Votuporanga.
"É importante dizer que não há nenhum tipo de mudança no procedimento que era realizado nas demais áreas da saúde. A inserção dos alunos de Medicina nas UBSs é muito positiva para a população. O ensino sempre beneficia o serviço," afirma Parma.
Coordenação
Além do Prof. Dr. João Damasceno Lopes Filho, o curso de Medicina da UNIFEV conta, à frente de sua gestão, com outro renomado médico. Desde o início de 2014, o cardiologista votuporanguense Mauro Esteves Hernandes responde também pela coordenadoria adjunta do curso.
Hernandes, que atua na medicina local há mais de 20 anos e é filho do conhecido Dr. Gumercindo Hernandes Morales (em memória), possui projetos de pesquisa de reconhecimento internacional e está iniciando o seu doutorado acadêmico.
"Trata-se de uma graduação diferenciada, em período integral e com extensa carga horária. Para gerir tudo isso é importante um outro profissional. Mesmo porque a maior parte dos nossos docentes acumula a função médica. A UNIFEV está prestes a receber a sua 3ª turma de Medicina a partir do 2º semestre deste ano. É o momento de termos um coordenador adjunto", citou o Reitor da Instituição, Prof. Dr. Rogério Rocha Matarucco.
Hernandes, que também atua como docente da graduação, falou sobre a sua satisfação quanto ao novo cargo: "Fiquei muito feliz pela oportunidade e por poder contribuir ainda mais para a formação de futuros profissionais. Votuporanga, mais uma vez, sai na frente. A cidade possui instituições estruturadas tanto em ensino, quanto em pesquisa e prática profissional. Nosso objetivo é formar excelentes médicos. Temos a consciência de que, no futuro, serão eles que cuidarão de nós e das nossas famílias," finalizou.
Assessoria de Comunicação
Lorena Segala
Mtb 76.038/SP
E-mail: comunicacao@unifev.edu.br
Fone: (17) 3405-9999
Ramal: 956