13 Mai 2016
DIA DO ASSISTENTE SOCIAL

Egresso da UNIFEV atua como chefe do CRAS de Rio Preto

Formado em 2003 pela Instituição, Kleber Mascarenhas Navas também conquistou, recentemente, o título de doutor na área

O egresso do curso de Serviço Social da UNIFEV Kleber Mascarenhas Navas, 34 anos, encontrou nos conceitos aprendidos durante as aulas da graduação, o incentivo e a paixão para atuar como assistente social há mais de dez anos.

No próximo 15 de maio, data em que se comemora os 80 anos da profissão no Brasil, a história do ex-aluno é fonte de inspiração para os que desejam ingressar na área.

Formado em 2003 pela Instituição, Kleber, atualmente, é coordenador do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de São José do Rio Preto e concluiu, recentemente, a sua tese de doutorado no Programa de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Para Kleber, que também atua como docente universitário, o cotidiano da profissão é marcado por diversos desafios. "Infelizmente, o Brasil é carente de políticas públicas eficientes. Dessa forma, o profissional da área tem de lidar, diariamente, com os mais variados casos de vulnerabilidade social, como fome, pobreza, desemprego, ausência de direitos, violência e preconceitos, entre tantos outros", afirmou.

De acordo com o egresso, devido a essa grande demanda, o mercado de trabalho para o assistente social é muito valorizado. "Somos considerados autônomos, segundo a Lei de Regulamentação da Profissão. Sendo assim, essa autonomia exige a necessidade de aperfeiçoamento profissional constante, para que possamos desenvolver um trabalho baseado no compromisso étnico-político".

O ex-aluno destacou, ainda, o importante papel desempenhado pelo curso de Serviço Social da UNIFEV ao longo de sua carreira. "A graduação é referência em minha vida e contribuiu muito para a minha formação e a de meus colegas de turma. Só tenho a agradecer por todo o aprendizado proporcionado pelo excelente corpo docente da Instituição", finalizou.

Curso
O curso de Serviço Social do Centro Universitário de Votuporanga forma profissionais aptos a garantir os direitos sociais de todos os segmentos da população, sobretudo os que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Desde o início da graduação, os alunos são capacitados a planejar e a executar políticas públicas e programas sociais, voltados ao bem-estar coletivo e a aplicação dos direitos sociais da população.

Segundo a coordenadora do curso, Profa. Ma. Marinês Ralho, as opções são diversas para os que desejam atuar na área. "O assistente social é um profissional que trabalha na elaboração e execução de projetos, programas e políticas sociais. Sendo assim, os campos de atuação são variados, como secretarias estaduais e municipais, hospitais, clínicas, centros de saúde, presídios, ministérios e ONGs, entre outros".

Nathália Brunini