Importante rota comercial para o Estado de São Paulo, no século XX, completou 122 anos no último dia 2 de abril
Os alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Unifev participaram, na última semana, de uma visita a um trecho da Estrada Boiadeira do Taboado, coordenada pelo professor responsável pela disciplina de História, Prof. Esp. Paulo Eduardo de Mattos Stipp.
Sob a orientação do turismólogo Evandro Junior Ferreira da Silva, os estudantes puderam conhecer a antiga passagem usada pelos tropeiros, fundada em 1895. A via, que comemorou 122 anos, no último dia 2 de abril, era considerada uma importante rota comercial para Estado de São Paulo até o século XX, quando foi substituída pelas estradas de ferro.
Atualmente, a estrada interliga mais de 25 municípios, entre eles Votuporanga, Meridiano e Valentim Gentil. Ainda é possível encontrar diversos vestígios de quando o caminho era usado por boiadeiros, como túmulos, casarões, vendas, capelas e trechos cobertos pela vegetação.
De acordo com Stipp, o objetivo da atividade foi mostrar aos estudantes as dimensões da História, além dos cadernos, apostilas e os muros das salas de aula. "Para que os estudantes compreendessem a construção da cidade de Votuporanga, buscamos mostrar a eles outra perspectiva para o estudo da disciplina, tornando a História mais viva" explica.
Assessoria de Comunicação
Estagiária Lorena Fiori
E-mail: comunicacao@unifev.edu.br
Fone: (17) 3405-9999
Ramal: 938