Notícias

13 Jun 2017
SAÚDE

Projeto "Adote um Coração Amigo" movimenta as redes sociais

Apresentação dos resultados alcançados pelos trabalhos dos alunos do curso de Fisioterapia da UNIFEV aconteceu na última segunda-feira (dia 12), no Campus Centro

Compartilhar:
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

O projeto de extensão "Adote um Coração Amigo", promovido pelos alunos do 5º período do curso de Fisioterapia da UNIFEV, movimentou as redes sociais durante os últimos meses.

A iniciativa, que consistiu na avaliação e aplicação de um Programa de Reabilitação Cardiovascular Preventiva junto aos familiares e amigos dos estudantes da graduação, foi amplamente divulgada pelos participantes, em suas páginas pessoais do Facebook e Instagram.

De acordo com o docente responsável pelo projeto, Prof. Me. Ricardo Aparecido Lúcio Martins, cada aluno ficou responsável pelo desenvolvimento de uma série de exercícios aeróbicos com o seu paciente, duas vezes por semana.

"Foi estipulada a realização de 10 encontros, no mínimo. Os estudantes aplicaram as atividades físicas adaptadas para cada caso, a partir dos conteúdos trabalhados durante a disciplina de Fisiologia do Exercício", explicou.

O resultado da iniciativa foi apresentado pelo docente e pelos alunos na noite da última segunda-feira (dia 12), na Quadra Poliesportiva do Campus Centro. Na oportunidade, os pacientes participaram de uma avaliação final, por meio do teste ergométrico.

Segundo Martins, o resultado do projeto foi muito positivo. "A maioria dos participantes sofre de doenças associadas, como hipertensão, diabetes e sedentarismo. Sem dúvidas, foram observadas mudanças significativas no condicionamento físico e cardiovascular deles, tais como perda de peso, redução do uso de medicamentos, aumento da autoestima e melhora do sono, além da correção de hábitos alimentares", afirmou.

A aluna Kassandra Domingos Oliveira, 21 anos, também ficou muito feliz com o resultado. Ela participou do projeto juntamente com a sua mãe, Cleonice Maria Domingos, de 48 anos. "A iniciativa estimulou, de fato, a prática de atividades mais saudáveis. Minha mãe sentia muita fadiga e sofria de dor muscular. Com os exercícios, pude observar um grande avanço. As dores e o cansaço dela diminuíram consideravelmente. Pequenas mudanças podem fazer a diferença".




Assessoria de Comunicação
Nathália Brunini
Mtb 79.478/SP
E-mail: comunicacao@unifev.edu.br
Fone: (17) 3405-9999
Ramal: 956