Estudantes atuaram como candidatos e defenderam suas propostas, com o objetivo de abordar os diferentes sistemas de governo.
A turma do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unifev simulou uma eleição para escolher o Presidente da República, na última quinta-feira (dia 09). A atividade, que faz parte da disciplina de História, teve o objetivo de trabalhar as características dos diferentes tipos de governos, escolhendo o modelo de governo do Brasil: República.
Seis alunos se candidataram ao cargo e expuseram seus projetos, que consistiam em melhorias para as áreas da Educação, Saúde, Segurança e Lazer. Para a votação, foi montada uma estrutura com mesários e uma urna eletrônica. O direito ao voto foi garantido por meio de um documento que simulava um título de eleitor.
A docente responsável pelo projeto, Prof. Tânia Casado Silveira, ficou satisfeita com o resultado. "Os estudantes montaram um plano de governo e correram atrás dos votos, por meio de campanhas, debates e propostas. Os eleitores por sua vez, colocaram em prática a democracia e escolheram o candidato com os melhores projetos".
O candidato eleito foi o aluno Miguel José Paschoal Sanches, de 10 anos. No discurso de posse, ele agradeceu aos eleitores e disse que aprendeu muito com o projeto. "Nós entendemos a importância de votarmos conscientes e escolhermos bem nossos representantes. Se eu fosse presidente de verdade, cumpriria com todas as minhas promessas de campanha, obrigado a todos!".
Para a diretora da Escola, Prof. Esp. Terezinha Joana Carvalho do Amaral, "a atividade foi uma maneira lúdica que a escola utilizou para transmitir aos alunos o sentido de cidadania e a democracia", concluiu.
Assessoria de Comunicação
Felipe Nunes
MTB: 70511/SP
E-mail: comunicacao@unifev.edu.br
Fone: (17) 3405-9999
Ramal: 946