28 Set 2018

UNIFEV entrega canecas para colaboradores e professores em ação sustentável

Projeto Viva Essa Onda tem o objetivo de diminuir, gradativamente, o uso de copos plásticos descartáveis, diariamente, na Instituição

O Centro Universitário de Votuporanga realizou, na tarde desta sexta-feira (dia 28), a entrega das canecas do projeto Viva Essa Onda. A ação é resultado de uma parceria entre os núcleos de Valorização da Memória Cultural e do Meio Ambiente.

Ao todo, 750 canecas foram confeccionadas e entregues aos colaboradores e professores da Instituição. A ideia é que elas substituam o uso diário de copos descartáveis, que é o resíduo urbano menos reciclado em todo o mundo.

Conforme constam nos dados levantados por ambos os núcleos, anualmente, são utilizados 1.440 mi de copos descartáveis de água e de café nos dois campi, o que resulta em gasto de R$ 32 mil. É estimado ainda que cada pessoa faça uso de, pelo menos, 700 copos por ano.

Uma das idealizadoras da ação, a Profa. Ma. Evanir Regina Moro Peichoto, contou que a ideia do projeto surgiu com base na iniciativa já adotada com o projeto Atitudes Positivas.

"A UNIFEV, enquanto Instituição de Ensino Superior e como parte de uma comunidade integrada, tem por filosofia fornecer subsídios teóricos e práticos, a fim de fortalecer as atividades relacionadas às questões ambientais em seus espaços de atuação local e regional. Isso, para nós, é motivo de honra, e só reforça o quanto a Fundação Educacional e o Centro Universitário de Votuporanga estão alinhados", disse.

O responsável pelo Núcleo de Meio Ambiente, Prof. Dr. João Victor Marques Zocal, afirmou que a conscientização ambiental é lenta, mas já é possível notar uma melhora significativa na visão das empresas. "Quando se fala em sustentabilidade, não temos só a questão ambiental, há, também, as partes econômica e social, que formam um tripé. Demos início a essa empreitada com os copos e, daqui a algum tempo, trabalharemos a diminuição do uso de papel", contou.

Para o Reitor da UNIFEV, Prof. Dr. Rogério Rocha Matarucco, a ação é importante não apenas pelo ponto de vista financeiro, mas porque torna real um exemplo a ser seguido por todos, já que o desenvolvimento sustentável é um desafio e uma necessidade global.

"Em todas as matrizes curriculares dos cursos, existem disciplinas que trabalham políticas ambientais, já que o aluno precisa ter esse conhecimento para aplicar em sua área de atuação. Por isso, consideramos esse projeto louvável e torcemos para que, gradativamente, possamos diminuir mais ainda o impacto ambiental das nossas ações".

Maíra Santoro Petruz
MTB 80207/SP