Universitários fizeram aferições de pressão e orientaram a comunidade sobre a importância do autoexame das mamas para a prevenção do Câncer
Os cursos de Enfermagem e Medicina da UNIFEV, por intermédio da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia, realizaram cerca de 400 atendimentos em ações alusivas à Campanha Nacional Outubro Rosa. As atividades gratuitas foram promovida nos dias 4, 6 e 20 deste mês, no Campus Centro, na praça cívica Benedito Lopes de Oliveira (onde está localizada a Concha Acústica), e no Espaço Explosão (na rua Amazonas, entre as ruas Ceará e Paraíba).
Sob a supervisão da docente e médica ginecologista Cristina Rocha Matarucco, os estudantes de Medicina abordaram 296 pessoas, que receberam orientações sobre a conscientização, prevenção e detecção de alterações mamárias. Já os universitários do curso de Enfermagem foram responsáveis pelo aferimento de pressão. Ao todo, 85 voluntários participaram.
De acordo com a Dra. Cristina, o Câncer de Mama é o segundo tipo de tumor mais frequente entre as mulheres, razão pela qual o diagnóstico precoce faz toda a diferença no tratamento da doença.
"É importante que os profissionais estejam aptos a desenvolver ações de prevenção como as que foram realizadas durante os três dias de atividades. Fazendo uso de modelos anatômicos de uma mama saudável e outra com sinais de Câncer, os alunos orientaram a população sobre a maneira correta de proceder com o autoexame e, no caso de alterações, quais procedimentos devem ser tomados. Para os futuros profissionais da saúde, essa foi uma ótima oportunidade de amadurecimento profissional".
Assessoria de Comunicação
Maíra Santoro Petruz
MTB 80207/SP
E-mail: comunicacao@unifev.edu.br
Fone: (17) 3405-9999
Ramal: 935