28 Nov 2018
COMEMORAÇÃO

Curso de Pedagogia homenageia cultura afro em evento

Alunos e docentes apresentaram diversas manifestações artísticas e culturais para celebrar o Dia da Consciência Negra (20/11)

No último dia 22, no auditório do Campus Centro, alunos e docentes do curso de Pedagogia da UNIFEV realizaram o Consciência Negra na Escola, um evento em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro).

Na ocasião, os universitários apresentaram danças, músicas, poesias, recitais e documentários sobre a cultura negra no Brasil e no mundo. A atividade foi finalizada com uma feijoada, típica da culinária de países lusófonos, como Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Macau.

De acordo com a organizadora do projeto, desenvolvido na Instituição há oito anos, Profa. Ma. Rosalina Alves da Silva Malzone, o curso de Pedagogia é um dos poucos a integrarem à sua matriz curricular a cultura afro-brasileira. "Nós, como professores e futuros pedagogos, temos o dever e a honra de respeitar a cultura do nosso País", explica.

Na abertura do evento, a Pró-Reitora da UNIFEV, Profa. Dra. Encarnação Manzano, ressaltou a importância da comemoração para a História do País. "Este dia é um resgate que devemos ao povo negro por todo mal que ocorreu no passado. Um dia só é muito pouco, mas já é uma iniciativa para reforçar e enaltecer essas pessoas que contribuíram tanto para que o Brasil fosse tão diverso e bonito".

A festiva também contou com uma apresentação de dança dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Votuporanga (APAE) e a presença de seus familiares.

Daniela Ortolan