31 Mai 2019
SAÚDE PÚBLICA

Dia Mundial Sem Tabaco: UNIFEV dá início à campanha de conscientização

Ações contemplam a fixação de cartazes educativos nos dois campi da Instituição, bem como a promoção de palestras de sensibilização ao combate do tabagismo

No Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio), a UNIFEV dá início, nesta sexta-feira, à campanha Apague essa ideia. Em alusão à data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1987, a Instituição busca alertar e conscientizar toda a comunidade acadêmica e a população para os riscos do tabagismo.

As ações propostas pela iniciativa contemplam a fixação de cartazes educativos nos dois campi do Centro Universitário de Votuporanga, bem como a realização de atividades de sensibilização no próximo semestre. O projeto está sendo desenvolvido pelo Núcleo de Responsabilidade Social da Instituição, em parceria com os cursos de Enfermagem e Psicologia.

Algumas atividades referentes à campanha começaram na última quarta-feira (dia 29), ocasião em que a UNIFEV foi parceira de uma capacitação realizada pela Secretaria Municipal da Saúde, juntamente com a Santa Casa local.

Durante o encontro, profissionais da Saúde e estudantes do curso de Medicina participaram de palestras e discussões sobre o tema, ministradas pelo docente da UNIFEV Prof. Me. Reinaldo Antônio de Carvalho e coordenador do Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (CAPS AD) da prefeitura, e pelo médico e Prof. Esp. João Paulo de Lima Pedrozo, que também é diretor clínico da Santa Casa de Votuporanga.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social, Profa. Ma. Marinês Ralho, uma das preocupações da área da Educação é fomentar iniciativas em prol da luta contra o tabagismo, já que 90% dos fumantes iniciam o hábito entre os 5 e 19 anos, conforme dados da OMS.

"No Brasil, o vício pela nicotina é considerado problema de saúde pública e seu controle sistemático tem sido realizado desde a década de 1980, pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Embora o País possua políticas públicas avançadas de combate ao tabagismo, tornam-se necessárias a realização de ações que envolvam todos os segmentos da sociedade", completou.

CAMPANHA 2019
Para 2019, a OMS definiu o tema Tabaco e saúde pulmonar para ser trabalhado internacionalmente durante a campanha, visando aumentar a conscientização sobre:

- O impacto negativo que o uso do tabaco e a exposição ao fumo passivo exercem sobre a saúde pulmonar, do câncer de pulmão às doenças respiratórias crônicas, como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (que inclui bronquite e efisema);

- O tabaco fumado, em qualquer uma de suas formas, é responsável por até 90% de todos os cânceres de pulmão;

- O papel fundamental que os pulmões desempenham na saúde e no bem-estar de todas as pessoas.

Nathália Brunini