22 Nov 2019
PEDAGOGIA

Evento em comemoração ao Dia da Consciência Negra movimenta Campus Centro da UNIFEV

Alunos e docentes apresentaram diversas manifestações artísticas e culturais em homenagem à cultura afro, na última quarta-feira (dia 20)

Por mais um ano, o curso de Pedagogia da UNIFEV realizou uma grande comemoração em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro). Durante a festa, o Auditório do Campus Centro Prof. Antônio Seba, recebeu uma extensa programação organizada pelos universitários da graduação em homenagem à cultura afro.

Estiveram prestigiando as atrações, o Reitor e a Pró-Reitora da UNIFEV, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon e Profa. Dra. Encarnação Manzano (respectivamente); o Gestor Administrativo da Instituição, Prof. Me. Raynner Toschi; a coordenadora do curso, Profa. Dra. Dione Maribel Lissoni Figueiredo, a docente responsável pela iniciativa, Profa. Ma. Rosalina Alves da Silva Malzone; além de professores, alunos e convidados.

Durante a abertura do evento, a Pró-Reitora parabenizou a todos que estiveram envolvidos na organização da atividade. "Nosso Brasil possui uma cultura muito rica e diversa graças à contribuição do povo negro. Comemorar essa data é a maneira que encontramos para reforçar a luta contra o racismo, que infelizmente ainda está presente no País", destacou.

Para a professora Rosalina, a data é uma celebração linda que já se tornou tradicional no curso de Pedagogia. "Ano após ano, nos desdobramos para promover esta festa que cultua a diversidade, o respeito e a igualdade. O objetivo é que os estudantes (futuros pedagogos) que passarem pela Instituição levem para dentro das suas salas de aulas a importância da iniciativa".

No decorrer do evento, os universitários apresentaram danças, músicas, poesias, recitais e documentários sobre a cultura negra no Brasil e no mundo, além disso também contou com a presença do grupo Brasil Art Capoeira. A ação foi finalizada com uma feijoada, típica da culinária de países lusófonos, como Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Macau.

Nathalia Almeida