12 Mar 2020
CONSCIENTIZAÇÃO

Curso de Psicologia realiza intervenções contra a violência

Teatro sobre agressão contra as mulheres ocorreu no pátio do Campus Centro da UNIFEV; novas ações estão previstas até o mês de maio

Alunos e colaboradores da UNIFEV foram surpreendidos por uma intervenção artística realizada pelo curso de Psicologia, na última terça-feira (dia 10). Abordando a violência contra a mulher, os universitários da graduação apresentaram um teatro manifesto durante o intervalo das aulas noturnas, no pátio do Campus Centro.

Nomeada Mimimi? A cultura da violência na sociedade contemporânea, a encenação foi pautada em estudos resultantes de uma pesquisa de mesmo nome, realizada pelos estudantes do 7° período da graduação. São eles: Amanda Matos Ceciliano; Ayra Gonçalves de Oliveira; Elis Caroline Ferrarez; Flávio Prina Marinelli; Guilherme Alves Francischette; Jheniffer Carla Zana Araújo; Joyce Faceto Miguel; Lórys Teixeira da Silva; Mariane Alexandre Antoniassi; Ivandeilson Petrúcio; e Marina Belentani Matioli da Costa.

Até o mês de maio, novas intervenções serão realizadas, com a supervisão da Profa. Ma. Adriana Silva de Oliveira, sobre as violências contra mulheres, idosos, crianças, e comunidade LGBTQI+, entre outras. Entre as metodologias, serão ministradas palestras, dinâmicas, encenações teatrais, campanhas psicoeducadoras, etc.

O objetivo das atividades, segundo Adriana, é ampliar a conscientização para fora das paredes do Centro Educacional. "Como foi constatado na pesquisa, o principal motivo da violência é a falta de conhecimento, consciência, respeito e empatia pelo próximo. Isso mostra a necessidade do diálogo e de levar a informação a todos os lugares", explicou.

Poliane Castelhano