25 Nov 2020
ACADÊMICO

Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo participam de Simpósio de Iniciação Científica

Sob a orientação da Profa. Ma. Janaina Cucato, pesquisa foi apresentada de forma virtual, em evento promovido pela USP

Os alunos do 6º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEV Arissa Sanae, Gabriella Coelho, Leandro Oliveira, Leonardo Pavão, Raiane da Silva e Samuel Fanelli representaram a Instituição, recentemente, durante o 28º Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica e Tecnologia da USP (SIICUSP).

No dia 18 de novembro, os estudantes apresentaram, de forma on-line, a pesquisa intitulada “Espaços dormentes: um olhar sobre o processo de ressignificação das estações da estrada de ferro araraquarense”. O trabalho foi orientado e coordenado pela Profa. Ma. Janaina Cucato, com subsídio do Programa Institucional de Qualificação e Capacitação Docente (PIQCD) do Centro Universitário.

De acordo com a docente, a pesquisa continua em andamento, com um vasto levantamento bibliográfico e estudo de campo, inclusive com o uso de drone.

“A primeira etapa do projeto foi finalizada no fim de 2018, cujo trecho compreendido naquele momento era entre São José do Rio Preto e Santa Fé do Sul. Em ambas as etapas, o objetivo é identificar as estações (inclusive em ruínas e demolidas), além de relacioná-las ao processo de urbanização, vinculadas ao fator demográfico, demonstrando, ainda, se houve processo de ressignificação das mesmas”, explicou.

Ainda segundo Janaina, ao término da pesquisa, será produzido um documentário a partir dos dados levantados.

“Participar com meus alunos de um evento como esse foi uma oportunidade maravilhosa, devido à troca de experiências com universitários de outras instituições e à divulgação do nosso projeto, que tem uma grande contribuição histórica e afetiva. Além disso, tivemos a possibilidade de dar visibilidade à UNIFEV e ao curso de Arquitetura e Urbanismo no cenário acadêmico internacional”, finalizou.

Nathalia Brunini